Uma semana em terras lusitanas durante o Web Summit, evento que aconteceu em Lisboa, e pude percorrer 44 quilômetros, mais do que uma maratona entre idas e vindas em cada estação. E a sensação que fica? Aquela de que ainda faltam muitas coisas para ver e conhecer.

A cidade inteira se viu envolvida nesse evento, que se revela a favor do empreendedorismo e promove novas apostas tecnológicas em prol de um futuro melhor, sem barreiras.

Foram mais de 50 mil pessoas, nesse primeiro ano em Lisboa, após uma série em Dublin como sede. Pode-se imaginar o quanto foi movimentado, entre hotéis e restaurantes da cidade. O Web Summit sentiu-se acolhido, garantindo mais duas edições por lá.

Mas por que você deve ir à próxima edição? Simplesmente porque não há nada parecido aqui na América Latina.

Ideias, tecnologias e muitos negócios do tipo it blows your mind. O evento reuniu cerca de 1.500 startups de diferentes segmentos e com os mais diversificados projetos, indo muito além de um Power Point. Estiveram presentes 7 mil CEOs e mais de 1.300 investidores dos principais fundos.

Sabe aquela sua grande ideia? Você deveria ter ido lá conhecer seu competidor e apresentar seu pitch. E não se engane sobre estereótipos como nerds e uma ideia revolucionária, pois 62% tinha perfil sênior, sendo 42% do público feminino. Algumas buzz words como big data foram proferidas diversas vezes, contudo, faz parte do processo de desenvolvimento e aculturamento de grandes empresas que ali estavam.

Mobile first? O que se prega em nossas terras tupiniquins ficou no passado por lá. Muito se falou sobre experiências como novo marketing e inteligência artificial, essa como ferramenta poderosa em atestar o sucesso de nossas ações. O que vimos foi uma publicidade empregada de outra forma, muito além do banner e das discussões sobre ad blockers.

Te encorajo a ver os lives do evento, entre celebridades e políticos, assim como conhecer um pouco as startups, como, por exemplo, a vencedora de um concurso entre 200 participantes, que promoveu um robô para crianças que ensina lógica de programação ou o hyperloop one, que poderá nos levar de São Paulo ao Rio de Janeiro em 5 minutos.

Se depender desse novo perfil de empreendedorismo, nos depararemos em breve com um futuro promissor e sem barreiras, definitivamente.

Nos vemos lá no ano que vem!

Leonardo Martins é gerente de negócios da Jüssi