Reprodução/ Facebook Zara

Enquanto diferentes varejistas de luxo otimizaram seus logotipos sem serifa, a Zara optou por nadar contra a corrente. O novo logo apresentado recentemente pela marca foi alvo de comentários nas redes sociais devido à sobreposição dos caracteres e uma chamativa perna na letra “R”.

É possível que a nova disposição das letras tenha sido pensada para o redimensionamento das telas – smartphones e tablets, por exemplo. No entanto, quando encolhido, o novo logo perde leitura e parece estar escrito “Zaba”.

Lançada para a campanha Primavera/Verão 2019 a nova identidade visual foi elaborada pelo diretor de arte francês Fabien Baron, que já havia usado uma estética similar para a revista Harper’s Bazaar nos anos 1990. No site do diretor, no entanto, todo um sistema de branding parece ter sido criado mostrando o novo logotipo da loja.

“A parceria de Baron&Baron com a Zara dá origem a uma abordagem que mistura elegância com vanguarda – elevando o varejo ao nível dos contemporâneos de luxo em uma celebração de arte e moda para todos”, afirma Baron.

A mudança gerou alguns comentários curiosos e ácidos de designers do mundo todo nas redes socias. Confira algumas das reações a seguir.

Zara novo logotipo? Pelo menos podemos prever o futuro. 

A Zara atualizou seu logotipo.

Em 2035 o logo vai ter uma entrelinha tão negativa que vai virar ARAZ