O levantamento encomendado para a Offerwise mostra que mercado deve observar uma evolução das ferramentas

A Meta divulgou os dados da pesquisa 'Estudo da Meta sobre expectativas 2024', feita pela Offerwise a pedido da empresa, que revelou os principais insights que devem guiar as estratégias ao longo de 2024.

Segundo o levantamento, o mercado deve observar uma evolução da mensageria de negócios, dos conteúdos em vídeo e das ferramentas baseadas em inteligência artificial como grandes tendências.

"Em 2023, vimos a inteligência artificial impulsionar o desempenho e informar a estratégia de muitos de nossos clientes em diversos segmentos. Para 2024, veremos uma evolução ainda maior e as ferramentas baseadas em IA generativa ajudarão as empresas a criar anúncios de forma ainda mais eficaz. Além disso, os Reels continuarão a integrar criatividade aos objetivos de venda, transformando a atenção dos consumidores em ações de fato. Por fim, a mensageria de negócios vai permitir com que pessoas e empresas realizem ainda mais por meio de conversas", afirmou Conrado Leister, VP e diretor-geral da Meta no Brasil.

Sobre as plataformas da meta, a pesquisa apontou que 67% dos entrevistados acreditam que o Facebook e o Instagram os ajudaram a descobrir novas marcas e quase metade das pessoas revelou ter mandado mensagem para uma empresa após ser impactada por algum Reels.

O formato de vídeo do Instagram também foi responsável por algumas conversões e dois terços dos respondentes compraram algum produto ou contrataram algum serviço após ter assistido ao vídeo.

Além desse formato, o estudo também apontou que as ferramentas de IA generativa ajudarão as empresas a criar e dimensionar anúncios de forma mais rápida e eficaz, bem como gerar um melhor desempenho. Já do lado dos consumidores, a IA deve promover mais personalização e contato com novos produtos.

Das pessoas ouvidas pelo levantamento, 73% afirmam que foram impactados por novas tecnologias no seu dia a dia em 2023 e 72% revelaram que já compraram a partir de um anúncio personalizado. Outros 56% afirmaram que o uso da inteligência artificial deve melhorar suas experiências de compras em 2024.

Para 2024, a Meta também destacou o omnichannel como uma tendência que moldará o cenário do mercado e do marketing e 58% dos entrevistados apontaram que pesquisam e compram online, enquanto 15% pesquisam e compram em loja física.