Meta remove temas LGBT+ do Facebook e Messenger

Na última terça (7), Mark Zuckwerberg anunciou o fim do programa de checagem de fatos das plataformas

Depois de Mark Zuckerberg anunciar o fim do programa de checagem de fatos, a Meta mudou nomes de temas que se referiam à comunidade LGBTQIA+. A mudança aconteceu no Facebook e no Messenger.

A palavra 'Orgulho', agora, é representado por um arco-íris; o tema 'Transgênero' passou a ser chamar algodão doce, enquanto o 'Não vinário' aparece como pôr de sol.

Na última terça (7), quando fez o comunicado do fim da checagem, o fundador do Facebook afirmou que a plataforma irá adotar as 'notas de comunidade', recurso parecido com o que Elon Musk usa no X, o antigo Twitter.

Nesse novo modelo, de 'notas da comunidade', os próprios usuários das redes da Meta – Facebook, Instagram e Threads – alertam para publicações supostamente falsas, e apontam a necessidade de melhorar o contexto.

Professor de marketing digital da ESPM, João Vitor Rodrigues disse ao propmark que vê um agravamento dos problemas de desinformação nas redes sociais.

"Se mesmo com equipes de verificação de fatos, já vimos inúmeros problemas, incluindo fraudes, golpes, danos a pessoas e personalidades, a partir de agora os financiadores dessas ações poderão fazer prevalecer suas táticas", disse.