“Meu desejo é melhorar a nossa profissão”, diz Bruno Dreux, presidente da ABP
Bruno Dreux: “Queremos criar mais relevância para a ABP”
Bruno Dreux, sócio-diretor da agência Amo, do Rio de Janeiro, assume nesta segunda-feira (1º) a presidência da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) pelo biênio 2019-2021, no lugar de Dudu Lopes, sócio da Silence, que permaneceu no cargo por dois anos. Dreux, que participou da última diretoria da entidade, entra acompanhado por um grupo de 15 profissionais, sendo que sua vice-presidente é Lívia Marquez (ex-head do YouTube Space Brasil). Sua missão é transformar a ABP numa marca que faça a diferença no mercado. Confira, a seguir, trechos da sua entrevista sobre o desafio de liderar a entidade mais antiga da propaganda, fundada em 1937.
Transformação
Meu desejo é melhorar a nossa profissão. A ABP sempre foi uma referência no mercado da propaganda, mas, com tantas mudanças ocorrendo no nosso meio, vi uma oportunidade de transformar a associação em uma entidade que também seja a referência nesta nova era. Trazendo os profissionais para mais perto, conectando o meio acadêmico e outras iniciativas, acho que podemos gerar mais conhecimento para todo mundo. Minha prioridade número um será transformar a ABP em uma marca que faz a diferença para o mercado.
Relevância e marca
Se existe uma lacuna, seja pelo abandono ou pela falta de entendimento da missão de uma associação, podemos ocupá-la. O segredo não é falar sobre a relevância da associação em si, mas mudar o papel da categoria. Em um Brasil com excesso de sindicatos, o termo associação já gera uma rejeição natural. O nosso meio precisa ver a ABP como uma marca e não como uma entidade que você paga e não tem nenhum benefício. E temos alguns exemplos como a ABA, que é uma associação que consegue entregar valor ao mercado de anunciantes.
Pessoas e agendas
Se tem algo que me enche de orgulho é o fato de conseguir montar uma diretoria com pessoas tão bacanas, que querem, acima de tudo, melhorar nosso mercado. Todos estão extremamente alinhados com o que precisa ser feito: criar mais relevância para a ABP. Porém, por estar cercado de pessoas tão competentes, existe o lado negativo de as agendas serem superdisputadas. Como ninguém é remunerado ou trabalha de forma fixa na ABP, precisamos fazer cada minuto valer. Por isto, estamos estruturando alguns comitês, com pessoas de fora da diretoria, para que possamos entregar tudo que queremos.
Eventos e formatos
O Festival da ABP e o Prêmio Destaques Profissionais são eventos tradicionais da ABP e devem ser realizados novamente. A grande questão é o formato. Estamos avaliando como conseguiremos realizar um evento que celebra o nosso meio, mas que também seja interessante do ponto de vista de conteúdo. Que seja capaz de atrair.
Atores e Interesses
Entendemos que o mercado da propaganda tem vários atores: agências, veículos, profissionais, estudantes e empresas que têm alguma relação. Cada um destes atores tem um interesse diferente e precisa ter um modelo diferente, por isso a criação dos comitês. E se queremos ser uma marca forte, precisamos entender como cada um quer se relacionar e dar esta opção.
Começo e Encantamento
Desde que me lembro por gente, sempre fui fascinado pela capacidade da propaganda de criar desejo, imagem e valor. Eu também acompanhei o início da internet no Brasil, lá em 1995, como entusiasta e tentando entender como aquela novidade mudaria nossas vidas. E, como dizem, deu “match”. Em 2003, abri a minha agência com uma missão, que me guia até hoje: mudar o rumo de grandes marcas. De lá para cá, foram 16 anos de campanhas, projetos e muita dedicação, sempre acompanhando as transformações do mercado. O que me encanta na propaganda é o poder de criar ou mudar uma percepção através da criatividade e da tecnologia.
DIRETORIA
Estão comigo, no conselho fiscal: Jued Andari (Eletromidia), Mariana Souza (Amo), Witoldo Hendrich (Hendrich Advogados); na diretoria: Alexandre Cres (Facebook), Álvaro Rodrigues (Fullpack), André Vinícius (UOL), Cristina Diogo (JCDecaux do Brasil), Daniel Brito (Globo e Miami Ad School), Dudu Lopes (Silence), Edney Souza (Interney Digital House), Fátima Rendeiro (In Loco), Felipe Heimbeck (Globo), Gabriel Pinto (Casa Firjan), Luís Claudio Salvestroni (Z+) e Roberto Oliveira (Elemidia).