Mickey celebra 90 anos e reforça relevância na área de negócios
Mickey Mouse desfila na passarela do SPFW: é a primeira vez que o personagem participa de um evento de moda
O dia de 18 de novembro de 1928 marca a aparição oficial de um dos personagens mais queridos do mundo, o Mickey Mouse. Há 90 anos, o personagem animado que se tornou símbolo da The Walt Disney Company estreou no cinema o seu primeiro filme, intitulado Steamboat Willie, no Colony Theatre, em Nova York, nos Estados Unidos.
Nove décadas depois, o camundongo alegre e de personalidade criativa continua sendo a franquia número um da companhia. “Mickey foi o impulso que tornou os sonhos de Walt Disney realidade. Nenhum outro personagem, clássico ou contemporâneo, já ocupou um lugar como o dele nos corações e nas mentes de crianças e adultos do mundo”, revela Claudia Neufeld, diretora de marketing da The Walt Disney Company no Brasil.
Diversas ações em inúmeros países estão sendo preparadas. Em Nova York, a exposição Mickey: The True Original Exhibition trará, do próximo dia 8 a 10 de fevereiro de 2019, uma mostra interativa com trabalhos originais de artistas contemporâneos, renomados e iniciantes. Já nos parques do Walt Disney World Resort, em Orlando, entre os próximos dias 16 e 18, serão vendidas comidas e produtos especiais. Os demais parques ao redor do mundo também terão programações especiais.
Segundo Cecilia Mendonça, vice-presidente e diretora-geral dos canais Disney Channel na América Latina, a companhia inteira preparou atividades para a data. “Cada país está preparando um evento para o dia do seu aniversário, mas durante todo este período o público vai poder acompanhar várias iniciativas e ações de marketing. Dentro do nosso canal vamos transmitir um especial que virá dos Estados Unidos, mas, infelizmente, não teremos um conteúdo local especial sobre a data”, afirma.
No Brasil, as ações comemorativas iniciaram com o lançamento do perfil oficial de Mickey Mouse no Instagram e Facebook. Os conteúdos devem prosseguir até outubro de 2019. “Nas plataformas digitais, a atriz Dani Calabresa é a embaixadora da campanha Mickey, The True Original, com uma série de posts contando curiosidades e histórias que envolvem o personagem. Também teremos eventos em shoppings, com foco na trajetória do personagem e com uma agenda planejada até outubro de 2019 em todo o Brasil”, diz Claudia.
Diversas marcas, como Arezzo, Melissa, Havaianas, Ellus, Riachuelo, Avon e Zaxy, entre outras, apresentaram ao mercado uma série de produtos licenciados. Em um momento inédito no país, Mickey e Minnie Mouse encerraram o desfile da Água de Coco na São Paulo Fashion Week. A coleção verão 2019 da marca trará peças inspiradas no aniversário do personagem. Sem revelar números, Claudia informa que o investimento em marketing aumentou para as comemorações e salienta algumas das próximas ações da companhia.
“Como todas as nossas campanhas, tivemos verba dedicada para os 90 anos do Mickey, que, sim, representou aumento ao nosso investimento na franquia. Teremos ações em diversas frentes, mas gostaria de destacar a nossa participação na CCXP 2018, que ocorre em dezembro, e onde o público poderá acompanhar, pela primeira vez, um painel exclusivo sobre a história do Mickey Mouse. E também teremos a Expo Disney, em abril de 2019”, finaliza.