Mídia digital conecta pessoas a experiências inovadoras de marca

Live-commerce, metaverso e amadurecimento digital estão entre os temas destacados pelas lideranças do mercado digital

Players do meio digital prometem intensificar os investimentos para colocar a tecnologia em prol de experiências que combinem personalização com demandas sociais. Na esteira da recuperação tão almejada pelo mercado, estão plataformas capazes de garantir o modelo híbrido de trabalho, o crescimento do live-commerce, a democratização da educação e novas formas de se consumir conteúdo, amadurecimento digital e vivências no metaverso.

Luciana Castro, digital strategy e solutions da Adobe Experience Cloud (Divulgação)

"Destaco o fim dos cookies de terceiros em navegadores, programado para 2023. Este ano, deve ser pautado pela busca de tecnologias cookieless e estratégias baseadas em dados próprios. Assim, marcas e mídias estarão prontas para oferecer experiências cada vez mais personalizadas. Soluções como a Real-Time Customer Data Platform  ganharão maior relevância”

Alfredo Sestini, head do Zoom no Brasil (Divulgação)

"O Zoom será reconhecido como a mais completa plataforma de comunicação unificada da história. Lideramos a transformação do trabalho ao nos tornarmos uma ferramenta essencial para a realização de tarefas por vídeo. O futuro já é híbrido e o Zoom foi o protagonista dessa história. A tendência é que o nosso conteúdo acompanhe o crescimento da plataforma, e aumente ainda mais”

Marcos Swarowsky, diretor-geral para a América do Sul da Deezer (Divulgação)

"Continuaremos reinventando a Deezer para trazer a melhor experiência. O nosso foco é levar música digital para mais pessoas, trazer aos ouvintes o melhor conteúdo e experiência auditiva, tanto em conteúdos musicais e não musicais quanto nosso algoritmo, líder do setor, para que a Deezer possa oferecer uma experiência ainda mais pessoal e relevante no mercado de streaming"

Luís Benini, business marketing lead do Pinterest para América Latina (Divulgação)

"2022 é o ano da recuperação. Não se pode dizer o que vai ser do mundo pós-pandêmico e as pessoas continuarão a transformar as estruturas, práticas sociais e de consumo. Isso reforça a nossa visão de levar inspiração. Buscamos oferecer uma experiência de compras visual e divertida para que os usuários gostem de comprar pela internet tanto quanto na vida real”

Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil (Divulgação)

"O nosso propósito é democratizar a educação. Com o isolamento social, as pessoas nos procuraram para aprender um idioma, e batemos recorde de novos usuários. Para 2022, queremos continuar crescendo e atraindo novos alunos, e motivar ainda mais nossos usuários a continuar progredindo nos cursos, provando que nossa metodologia é divertida, acessível e eficaz”

Manu Ramalho, marketing lead do Spotify no Brasil (Divulgação)

"Estamos orgulhosos do que conquistamos nos últimos sete anos no Brasil, e animados com o futuro. Enxergamos na retomada das atividades uma oportunidade para aumentar o protagonismo da música e podcasts. Continuaremos inovando para oferecer qualidade de experiência auditiva e acesso ao melhor conteúdo, além de conectar cada vez mais artistas e fãs”

Ana Moises, diretora de soluções de marketing do LinkedIn para América Latina (Divulgação)

"A digitalização das empresas deve continuar e ações presenciais devem voltar com força, mas o investimento em mídia digital deverá continuar no mesmo ritmo. O marketing de conteúdo será ainda mais relevante, já que há demanda por qualidade, relevância e confiabilidade. São materiais que demonstram confiança, podendo estar em vídeo, áudio, texto ou imagem consumidos no mobile e
redes sociais, e como parte das estratégias de account based marketing”

João Clark, diretor de marketing do iFood (Divulgação)

"Com a pandemia mais controlada, detectamos uma tendência de as pessoas aproveitarem mais momentos ao ar livre. E começamos a fazer um movimento para oferecer novas experiências de marca outdoor. Temos exemplos com ativações no Parque do Ibirapuera e serviços delivery em parceria com a Orla Rio. Vamos consolidar a atuação em projetos de conteúdo integrando influenciadores, veículos de mídia e novas redes sociais, além de avançar na criação de experiências no metaverso”

Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para América Latina (Divulgação)

"Queremos seguir promovendo ações de marketing que, em vez de focar apenas em um viés transacional, visam também o viés social. Esse tipo de comunicação agrega valor de marca e aproxima ainda mais os consumidores. Acreditamos também que a comunicação seguirá orientada a estratégias 360°, com o digital sendo um lugar de mensagens segmentadas e específicas, mas com mídias como a televisão e o OOH tendo um papel crucial no awareness geral da marca”

Patrícia Muratori, diretora do YouTube no Brasil (Divulgação)

"Movimentos lançados em 2021 deverão ganhar ainda mais escala neste ano de 2022. O formato de vídeos curtos, com o aniversário de um ano de YouTube Shorts no país; interação e conversão por meio das ferramentas de YouTube Shopping; e a nova forma de consumir conteúdo, como vamos ver no Paulistão, são experiências em vídeo que, com certeza, nos deixam ainda mais animados”

Camila Nunes - Líder de marketing e prime da Amazon no Brasil (Divulgação)

"Entregamos a melhor experiência de compra com foco no crescimento de produtos, conveniência e preços. Essa é nossa visão a longo prazo, e é para isso que trabalhamos. Queremos nos aproximar ainda mais do brasileiro. Como parte dessa estratégia, a Amazon será uma das patrocinadoras da transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022 e da Copa do Brasil 2022”

Beatriz Bottesi - Head de marketing para o Facebook, Instagram e WhatsApp no Brasil (Divulgação)

"Anunciamos um novo capítulo. Escolhemos o nome Meta, que representa o compromisso para construção de tecnologias sociais que podem nos levar além do que a conexão digital possibilita, e devido à conexão com o metaverso. A forma como marcas globais já estão usando AR e VR é uma tendência que continuará se expandindo neste ano”

Fabio Coelho - Presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc.(Divulgação)

"A tecnologia terá papel cada vez mais importante. Nos últimos dois anos, o Google se manteve ao lado das empresas para entender tendências de consumo e alavancar resultados. Perseguir a maturidade digital, alinhando estratégias de marketing com o negócio, deve ser prioridade para acelerar a digitalização por meio de data-driven e novas tecnologias"

Kim Farrell, diretora de marketing do TikTok para a América Latina Divulgação)

"Em 2022, continuaremos buscando maneiras mais autênticas para conectar com as nossas comunidades. Queremos que essa conexão seja mais orgânica, sem se parecer com uma propaganda, que interrompe a experiência do usuário, e cada vez mais surpreender, trazer alegria para os usuários. Aposto muito na continuação das experiências phygital, ou seja, conectando o mundo offline com o online: formatos de vídeos curtos com um storytelling engajador; colaborações inovadoras e ousadas entre marcas, plataformas e creators; e mais marcas buscando co-criar e construir junto com seu público"

Cadu Aun, diretor de soluções de negócios do Twitter Brasil (Divulgação)


"Após dois anos de mudanças, iniciamos 2022 com a esperança de trocar experiências e uma ansiedade por vivenciar tudo o que não foi possível. Com uma diversificada agenda de eventos para todos os gostos - apaixonados por música, realities e, claro, futebol -, mais do que nunca vamos querer participar de tudo na mesma hora. O grande desafio das marcas será atrair a atenção das pessoas - e será no Twitter, local onde os movimentos culturais acontecem, que elas poderão se conectar de forma genuína com os consumidores e participar ativamente do que está acontecendo no momento"

Tarek Homsi, CEO da Webedia (Divulgação)


"As projeções apontam um crescimento menor do mercado publicitário digital em 2022, algo em torno de 9%, com um contexto econômico mais desafiador pelo impacto da inflação acumulada em 2021 e as projeções de PIB menores. Vemos grande potencial em vídeo, captura de leads, conteúdo, produções e projetos. Continuaremos a aumentar o nosso inventário disponível em vídeo, que tem grande atração com a audiência e marcas. Vamos lançar produtos de captura de leads ainda no 1º trimestre, atendendo à necessidade dos nossos clientes de manter contato direto com as audiências considerando o "fim dos cookies". Prevemos um lineup ambicioso em produções e projetos, com sucessos da casa como o reality Ultimate Legends Training (ULT) renovados para 2022"