Mídia doada por emissoras gaúchas aumenta 16,3%
Segundo o presidente da Agert, Roberto “Melão” Cervo, mesmo com o crescimento de 16,32% em comparação ao relatório de 2013, o número poderia ser ainda maior. “Insistimos com nossos associados para que participem do relatório. Temos 351 associados e 233 participaram. Este número poderia ser bem superior e deve crescer nos próximos anos”, comenta Melão. “Crescemos, mas não o que a gente gostaria. Além disso, a mídia doada é bem superior. Ainda tem muitos minutos doados que não estão contabilizados em muitas rádios de AM e FM no Rio Grande do Sul. Para entrar na contagem, as rádios precisam mandar um relatório oficial para Agert”, conta.
Para o presidente da Agert, a população reconhece o trabalho das emissoras de rádio e de TV que têm um compromisso que vai além da divulgação de informação. “O papel das emissoras transparece na prestação de serviços e na atuação junto às populações, transformando o meio em que atuamos”, disse.
O Relatório Social, que está em sua 11ª edição, foi instituído pioneiramente em 2004 para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades.
A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, por meio de diversas formas de apoio a projetos de interesse público. “A divulgação do Relatório Social é dar publicidade àquilo que a radiodifusão gaúcha faz gratuitamente”, comenta o executivo.
As emissoras gaúchas estão, cada vez mais, abrindo espaços para ações de responsabilidade social. Um exemplo recente foi a ação realizada por uma rádio que levou donativos para serem entregues a famílias atingidas pelas enchentes que aconteceram na
região Noroeste do Rio Grande do Sul. “Isso mostra a importância do papel mobilizador que os veículos de comunicação têm. A emissora que participa ativamente das necessidades de sua comunidade afirma o papel social do meio”, disse a coordenadora do projeto, Myrna Proença.