Mídia exterior se une contra o crack
Com o mote “Crack. Independência ou morte”, criado pela Agnelo Pacheco, o Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo) e a Central de Outdoor lançaram uma campanha que tem como objetivo buscar a mobilização da população para a questão da droga.
De acordo com Luiz Rodovalho, presidente do Sepex, a ideia surgiu por conta da constatação do aumento de consumo do crack em todo o estado. Um panorama sobre a presença das drogas no Brasil feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que cerca de 84,5% das cidades enfrentam problemas com a circulação de substâncias tóxicas em seu território. Ele disse que ninguém pode ficar com os braços cruzados diante desse cenário, além de também ser o papel do sindicato o de se engajar em causas sociais que possam trazer algum benefício para a cidade. “O crack é um problema de todos, e se não o enfrentarmos com coragem e determinação ele se espalhará e se fixará em cada rua das cidades de nosso estado”, ressalta.
A ação, que conta exclusivamente com peças de mídia exterior, começa a ser veiculada nesta terça-feira (10) e vai atingir 645 municípios de São Paulo, por meio da veiculação de cerca de dois mil outdoors e painéis de estrada. Por conta da Lei Cidade Limpa, a cidade de São Paulo, uma das mais atingidas pelas drogas, ficará de fora da campanha. Para o executivo, é muito “triste” que uma campanha dessa importância não possa ser veiculada na capital, por conta da legislação. “Além de não termos mais um meio importante como a mídia exterior, com essa proibição, hoje temos uma cidade cinza e sem cor, diferente do que acontece em vários locais do mundo, onde não existe esta restrição e as vinculações são feitas de forma ordenada e harmônica”, ressalta.
A campanha ainda contará com a realização de um concurso cultural dirigido a estudantes universitários de 40 instituições de 15 municípios. Para participar, os interessados deverão criar peças de outdoor tendo como tema o alerta ao consumo de drogas, além de outros aspectos como a dificuldade de se deixar a dependência, a exclusão social e o risco iminente de morte. Os 20 melhores trabalhos farão parte de uma exposição itinerante, que irá percorrer várias cidades do Brasi. E os três primeiros colocados serão premiados com um iPad cada e também terão suas peças como parte da campanha.
Segundo Rodovalho, esta é a maior ação social realizada pela mídia exterior em São Paulo. “Com o alcance e a importância que essa mídia possui para mobilizar todas as camadas da população, esperamos impactar de forma decisiva cada habitante desses municípios”.
O executivo disse que o objetivo do Sindicato é fazer com que as pessoas não entrem no crack, já que é um caminho difícil de retornar. Para isso, também pretende conseguir apoio de outros meios que possam se engajar no movimento, como o rádio e jornal, por exemplo.
Marcelo Moura, presidente da Central de Outdoor, afirmou que “muitas campanhas têm sido feitas nesse sentido, mas agora queremos ter uma ação igualmente forte e consistente, com exposição contínua dessas mensagens nos outdoors e painéis”. De acordo com ele, o objetivo é conseguir engajar todas as esferas da sociedade como entidades representativas, órgãos públicos, organizações não governamentais. “A ideia é evitar que esse mal se instale definitivamente nas cidades”.