Rádio mantém alcance e relevância com apoio de interações no digital

Um dos meios mais antigos do Brasil, com 98 anos, o rádio também é uma das mídias que melhor têm se adaptado aos novos tempos, inclusive, em períodos extremos como o da pandemia da Covid-19. A constatação tem como base os dados da pesquisa inédita Inside Radio 2020, da Kantar Ibope Media, obtida com exclusividade pelo PROPMARK.

O levantamento reforça a relevância e o alcance do meio, acelerado pelas novas tecnologias durante o primeiro semestre, incluindo a quarentena. No Brasil, 78% das pessoas ouviram o meio nos últimos 30 dias, enquanto três a cada cinco pessoas ouviram rádio todos os dias. O tempo médio de consumo diário é 4h41min.

Acesso via celular já é a segunda principal forma de consumo do rádio no Brasil; computador também tem se popularizado. FOTO: Unsplash

O aparelho tradicional, incluindo o de automóveis, segue como principal fonte para o consumo (81%), mas foi intensificado também o uso de celulares (23%) e computador, que aparece em terceiro lugar com 3% das preferências. Na avaliação de Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar, o potencial das plataformas digitais é crescente.

Adriana Favaro: “O rádio se beneficiou dos novos hábitos do brasileiro com a tecnologia”. FOTO: Divulgação

“A pandemia interferiu no consumo de mídia como um todo. Mas o rádio chamou a atenção em todos estudos que fizemos durante o isolamento social. A fortaleza da mídia como fonte de informação e entretenimento fez com que os indicadores de consumo não tivessem tanta alteração, ainda que os deslocamentos pela cidade tenham sido reduzidos”, pontuou. “A tecnologia antecipou comportamentos já observados em 2019, e o rádio se beneficiou dos novos hábitos do brasileiro com a tecnologia dentro de casa, através de outros devices”.

Outro dado que reforça o crescimento e a aderência do rádio em plataformas digitais é o grau de interações sobre conteúdos relacionados à programação nas mídias sociais. Ao longo do primeiro semestre, o Twitter registrou mais de 3,5 milhões de mensagens sobre rádio, totalizando quase um bilhão de impressões.

Negócios
Apesar dos inúmeros decretos sobre o seu fim a cada surgimento de uma nova tecnologia, o meio tem provado ser a fênix da comunicação, animal mitológico que sempre renasce das cinzas.

Às vésperas da comemoração do Dia do Rádio, no próximo dia 25 de setembro, o momento é de garantir que ele ganhe cada vez mais alcance. Essa é a análise de Flávio Lara Resende, presidente da Abert e diretor-geral do grupo Band de comunicação.

“Na pandemia, apesar da queda elevada de publicidade na TV e rádio devido a crise econômica, ambos tiveram aumento expressivo de audiência. Isso mostrou a força de um veículo gratuito, democrático e com credibilidade para informar a população”. Dados da Inside Radio revelam que o meio registrou um total de 5.260 anunciantes no 1º semestre, distribuídos em 6.283 marcas. Desses, 2.700 anunciantes são exclusivos, veiculando publicidade somente em rádio.