Mídia online também cresce com Black Friday

A Black Friday continua se provando como uma forte data comercial também no Brasil. Com expectativa de atingir R$ 1 bilhão em faturamento e se tornar o dia com o maior volume vendido no varejo (foram R$ 700 milhões em 2013), superando datas anteriores ao Natal e ao Dia das Mães, a “sexta-feira negra” também irá dominar a mídia online.

Mesmo com diversos anunciantes “dividindo” o seu investimento durante todo o mês de novembro, o dia 28 de novembro deve concentrar também boa parte da demanda por acessos e compra de mídia online.

“Os lojistas estão apostando na Black Friday para alavancar suas vendas neste final de ano e se analisarmos o histórico de crescimento de investimento nesta data, não há como apostar ao contrário”, diz Elcio Santos, partner business director da Aunica, consultoria estratégica e de serviços especializados em marketing digital.

Segundo o Google, a Black Friday tem faturamento cinco vezes maior em publicidade quando comparado a um dia regular de novembro, mês que tradicionalmente já começa a “esquentar” com as campanhas de Natal. Considerando-se apenas o investimento na seção de buscas, o e-commerce já gastou R$ 500 mil em campanhas preparatórias para a data promocional. E este incremento usualmente gera o que mais importa nesta data: tráfego. Aproximadamente 30% dos acessos de sites varejistas durante o Black Friday se originou em buscas do Google, totalizando uma média de 1,3 milhão de cliques.

As categorias de termos mais buscados em 2013 condizem também com o setor de produtos com elevação de vendas durante a Black Friday. São eles: telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games. Além disso, o próprio termo “Black Friday” teve aumento de 300% no número de buscas em 2013, em comparação com 2012.

“O principal custo é o de geração de tráfego, maior até que operação e logística. Como os varejistas querem mais vendas, proporcionalmente também deve subir o orçamento em geração de tráfego. O Brasil tem um inventário finito, e por conta da alta demanda o preço médio de inserção deve ser maior”, afirmou Gastão Mattos, CEO da Braspag, companhia de operações digitais da Cielo, durante o evento Black Friday Legal.

E não são apenas os grandes varejistas de olho na oportunidade. Empresas de pequeno e médio porte também se valem da estratégia de aposta no Black Friday para faturar na data. O portal OQVestir irá aplicar em 2014 um investimento 23 vezes superior ao de 2013, enquanto a loja Eletrosom incrementará sua verba de mídia em 120%.

Do lado da mídia, os blogs podem ter flutuação grande, mas grandes portais não devem ganhar tanto incremento financeiro por conta de seu modelo de pacote anual de venda de mídia. “Porém, o inventário destes mesmos veículos quando disponibilizados para a compra programática, por atuar no racional de oferta e demanda – assim como AdWords -, sofrerão uma alteração significativa no período”, explica Santos.