Mídia programática movimenta mais de US$ 10 bilhões, aponta IAB
Dos US$ 50 bilhões investidos em anúncios publicitários na internet em 2014, mais de US$ 10 bilhões foram movimentados por mídia programática. Os dados foram levantados pela PricewatehouseCoopers a pedido do IAB (Interactive Advertising Bureau).
Segundo o estudo, o valor de US$ 10,1 bilhões em anúncios automatizados significa mais da metade dos investimentos direcionados a compra de displays online, o que representa uma mudança importante na maneira como anunciantes e publishers negociam compra e venda de mídia.
Apesar do crescimento da automatização no processo, o estudo aponta inconsistências relacionadas a definição de “mídia programática” por parte dos players, além de falhas na transparência em relação aos formatos dos anúncios e ao mercado de mídia, o que causa dificuldades na hora de delinear o ecossistema. No estudo, o termo “programático” se refere a anúncios em displays e vídeos em desktop e mobile que foram comprados e vendidos por canais automatizados.
“Nós precisamos de mais consistência e clareza sobre o valor da automatização, targeting e eficiência. Não estou surpresa quanto ao desafio que foi esclarecer os números”, declarou a vice-presidente de pesquisa e analytics do IAB,Sherril Mane.
A pesquisa revela que apenas 10 empresas somaram 66% do total de transações programáticas. Além disso, 55% do faturamento ficou com empresas de tecnologia como Ad Exchanges, DSPs e Trading Desks, enquanto os publishers faturaram os outros 45%.
Com informações do AdAge.com