Divulgação

A  Record TV completou 65 anos na última quinta-feira, 27. A emissora possui uma história que se confunde com a da televisão brasileira. Afinal, ela nasceu apenas três anos depois da chegada do aparelho televisivo ao Brasil. PROPMARK relembra alguns fatos marcantes dos 65 anos de história do canal.

Veja:

O começo
Foi às 20h do dia 27 de setembro de 1953, um domingo, que a Record entrou no ar. O primeiro programa da emissora era musical e se chamava Grandes Espetáculos da União. A atração era apresentada por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

Reprodução/R7

Os grandes Festivais
Na década de 60, os grandes Festivais fizeram história. Em 1966, Paulo Machado de Carvalho — então dono da emissora — trouxe o produtor Solano Ribeiro para trabalhar com ele. Ribeiro, que vinha da TV Excelsior, produzia por lá os Festivais de Música Popular Brasileira. O profissional reproduziu o sucesso em seu novo canal.

Abaixo, Chico Buarque e MPB-4 interpretam “Roda Viva” na segunda edição do Festival na Record.https://www.youtube.com/embed/3ALZNNUQdYM

Família Trapo

Ainda na década de 60, o seriado Família Trapo marcou época. A atração era gravada nos Teatros da Record e exibida como fosse ao vivo – sem cortes, com permissão para o improviso dos atores.

Fizeram história na atração o saudoso Ronald Golias, que vivia o protagonista Carlos Bronco Dinossauro, Jô Soares, que interpretava o mordomo Gordon, além de nomes como Ricardo Corte Real, Otello Zeloni, Cidinha Campos e Renata Fronzi.

O vídeo abaixo mostra a clássica participação de Pelé no programa.
https://www.youtube.com/embed/yf_3nsnN75o

O Fino da Bossa

Foi também na década de 60 que o programa O Fino da Bossa estreou na TV Record. A atração era apresentada por Elis Regina e Jair Rodrigues, que recebiam outros ícones da música para apresentações ao vivo.
https://www.youtube.com/embed/dKpkZevCYVM

Incêndios

Na década 1960, trágicos incêndios destruiram estúdios e a central técnica da Rede Record — que, na época, ficavam no bairro do Aeroporto, em São Paulo. Infelizmente, muitas fitas de atrações da época – como da própria Família Trapo – foram perdidas para sempre.

Reprodução/R7

Grandes nomes

Na década de 70, grandes nomes da televisão brasileira passaram pela TV Record. Chacrinha, Raul Gil e Silvio Santos são alguns deles. Aliás, o Homem do Baú já foi sócio do Grupo Record quando, numa história digna de livro – que aliás, é contada na biografia de Senor Abravanel assinada por Arlindo Silva – conseguiu comprar 50% das ações da empresa.

https://youtube.com/watch?v=rWgXcAGonJ4

Anos 80

Nos anos 80, além do investimento na estrutura, a Record marcou época com atrações lembradas até os dias de hoje, como Bozo, Dercy aos Domingos e Perdidos na Noite (apresentado por um Faustão cuja loucura era exaltada em anúncios oficiais da atração).

https://www.youtube.com/embed/hktie7bFXNQ

Cidade Alerta

Nos anos 90, o Cidade Alerta entrou no ar. O programa era comandado pelo jornalista Ney Gonçalves Dias e, junto com o Aqui Agora do SBT, mudou o jornalismo policial brasileiro.
https://www.youtube.com/embed/Z-Y3imSSme0

Guerra contra a Globo
Foi nos anos 90 que a guerra entre Globo e Record se acirrou. Uma das atrações marcantes da época foi o programa 25ª Hora.
https://www.youtube.com/embed/rCJZFuKD1cY

Minisséries bíblicas
O século XXI mostra uma TV Record multiplataforma. Além do PlayPlus, um serviço de streaming e vídeo sob demanda, que traz conteúdo próprio e de canais parceiros, a emissora também ficou famosa por suas produções bíblicas.
https://www.youtube.com/embed/yYbsxLgSw-c