A Editora Abril passa a fazer parte de um qualificado time de publisher que usa tecnologias avançadas para melhorar a distribuição de conteúdo online, branded content e publicidade. A empresa firmou três novos contratos com plataformas internacionais: a Moat, o Outbrain e WordPress Vip. “Isso tudo vai melhorar a experiência do nosso usuário e, melhorando a experiência, a relação fica mais eficiente”, comenta Tiago Afonso, CMO da Abril.

Alê Oliveira

A estratégia do novo modelo de negócio da editora tem como objetivo operar mais simplificadamente e, ao mesmo tempo, atuar mais próximo às tendências e necessidades do mercado. No Brasil, a Abril é a primeira a firmar contrato com a Moat, um dos maiores players do mundo de entrega de inteligência para marketing digital.

Com a ferramenta, a editora passa a oferecer análises aprofundadas sobre visibilidade, interações com o conteúdo e com peças publicitárias. As informações mais completas serão então compartilhadas com os anunciantes dos principais modelos de negociação de publicidade digital da editora. Com a ferramenta, a editora passa a apresentar níveis de qualificação da publicidade mais aprofundados, não apenas para performance, mas também para branding: como percentual de atenção qualificada, interação com a publicidade, velocidade de scroll, tempo de interação, entre outros. As primeiras medições já confirmam o posicionamento premium do sites Abril, apontando 100% de tráfego humano, o que comprova que realmente tem uma pessoa acessando e não uma simulação.

A parceria com o Outbrain visa reforçar outra origem importante da audiência: aumentar o volume de acessos gerados nos sites a partir do conteúdo distribuído em plataformas sociais. “Nossa nova estratégia é diversificar a distribuição e ter opções de alta performance para gerar alcance nas soluções de branded content. O Outbrain faz a recomendação de conteúdo, avalia o que o usuário está consumindo e sugere outros temas”, comenta Afonso.

Para aprimorar a navegabilidade e melhorar os índices de viewability, exposição de publicidade, usabilidade e performance dos sites, a WorldPress Vip serve para fazer a unificação de inteligência de publicação de todos os seus sites. “A unificação de tecnologia possibilita maior velocidade em testes de novas ferramentas, modelos de negócio e formas de relacionamento com o internauta”, explica Afonso.

Mais de 60% dos acessos são feitos através do celular. Cada vez mais, segundo Afonso, é importante investir em tecnologia que favoreça o acesso de conteúdo em uma tela menor.