TV ressurge como ponto de encontro da família (Crédito Freepik)

A nova edição do Tendências e Previsões de Mídia da Kantar mostra que entender o comportamento da audiência será uma tarefa ainda mais desafiadora em 2021. Entre os consumidores de vídeo, destaca-se o assinante-bumerangue, que deve migrar entre plataformas sob demanda e serviços de streaming, aumentando a necessidade de conhecer e monetizar a audiência em todos os meios.

O marketing de influência ganhará força, enquanto o e-commerce vai consolidar a sua integração com as redes sociais. Impulsionada pela valorização das relações familiares, a TV ressurge como ponto de encontro para a interação social. Por outro lado, anunciantes, veículos e plataformas de redes sociais terão que partir de dados e insights proprietários e integrados à fontes confiáveis para manter a relevância das marcas. 

Nenhuma estratégia de marketing poderá ser estruturada sem a prática de Analytics a fim de otimizar os recursos. Na iminência de um futuro sem o rastreamento da mídia digital, as marcas terão que se adequar à métodos híbridos de medição da eficácia de anúncios e ROI.

O propósito de marca permanece como guia para os trabalhos das marcas no próximo ano, intensificando a necessidade de se entender a influência do ativismo na estratégia de comunicação das empresas.