Pandemia trouxe novas experiências em relação ao consumo de mídia (Crédito: Divulgação)

O isolamento social trouxe um novo gás para a audiência da TV aberta. O período em casa permitiu que as pessoas tivessem novas experiências em relação ao consumo de mídia e a tecnologia. Em abril, por exemplo, a quinta edição do Kantar Thermometer, referente aos dias 5 e 11, revelou que o brasileiro assistiu diariamente, em média, 7h54 de conteúdo televisivo, um aumento de 1h20 em relação à primeira semana de março, antes da quarentena começar. 

Estes dados ilustram uma nova realidade que, ao que tudo indica, veio para ficar. Ainda segundo a companhia, após as primeiras semanas com crescimento acentuado da audiência, os índices atuais do mês de junho em todas as regiões do país, apresentam tempo médio estável e em patamares acima do anterior à crise. 

Para a Record, a pandemia evidenciou a importância da TV aberta. “Num momento histórico em que a informação com credibilidade e também as opções de entretenimento dentro de casa tornaram-se fundamentais, muitos que haviam se distanciado, ou aqueles que chegaram a decretar o fim da TV, tiveram que rever suas posições. A televisão mostrou sua força, que é resultado do seu extraordinário alcance; da sua agilidade, seja na busca da notícia ou em sua rapidez ao se reinventar para buscar novos formatos; e falando da Record TV especificamente, da qualidade e credibilidade do nosso jornalismo. Informação checada, verdadeira, nunca foi tão importante. Podemos dizer até que é um item vital”, diz a emissora.

Walter Zagari, vice-presidente comercial do Grupo Record (Crédito: Divulgação)

Com o fortalecimento do meio, a velha disputa pela vice-liderança da TV aberta ganha novos capítulos. Com a divulgação de diversos recortes, cada canal celebra a sua conquista. Ainda segundo a emissora de Edir Macedo, a Record ocupa a vice-liderança nos horários mais relevantes, entre a faixa das 7h à meia noite. Já o SBT, defende que a Kantar levanta os dados das 24 horas de programação e não apenas desta faixa. Apesar de ser considerada o pedaço preferido do mercado anunciante, a emissora de Silvio Santos informa que é interessante para a Record vender este resultado, já que expurga os programas religiosos da madrugada. E, relembra, por exemplo, que o The Noite, apresentado por Danilo Gentili, é uma das maiores audiências da casa e que fica inúmeras vezes na frente da Globo.   

Mercado Anunciante

Com a flexibilização do isolamento social e a volta gradual do mercado, diversos programas retomaram suas gravações. No SBT, Celso Portiolli, Maisa, Carlos Massa – o Ratinho, Nadja Haddad e Danilo Gentili, são alguns dos apresentadores que começaram a produzir novos conteúdos. Mas, e o mercado anunciante, será que já acompanha esse retorno? “Percebemos um pequeno crescimento do número de anunciantes e os clientes que permaneceram no ar também crescem, mas de forma lenta ainda, por conta de todo o cenário”, comenta Fred Müller, diretor de negócios e marketing do SBT.  

Fred Müller, diretor de negócios e marketing do SBT (Crédito: Divulgação)

Já para Walter Zagari, vice-presidente comercial do Grupo Record, é cedo para notar diferença na carteira de clientes, pois o mercado ainda não retornou ao seu ritmo normal. “Estamos bastante esperançosos e acreditamos no reaquecimento dos negócios, mas com cautela, visto que estamos saindo de um cenário bastante conturbado e de lenta retomada econômica. Apesar dessa situação difícil, há uma série de acordos fechados pela equipe comercial, que garantiram aos veículos da empresa – Record TV, R7 e Record News -, performances que merecem destaque. Em relação à Record TV, um terceiro trimestre bastante superior em seu faturamento se comparado aos resultados do segundo trimestre”, finaliza.