Em decisão unânime durante julgamento realizado no dia 30 de março, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) suspendeu a campanha da SPTrans sobre pedofilia. A peça do Jornal do Ônibus circulou no transporte público da capital paulista em dezembro passado, e trazia a imagem de um agressor de pele escura assediando uma criança.

Reprodução/ Twitter

Após apurar denúncia de racismo, a entidade decidiu pela suspensão da peça, considerando que de fato a campanha publicitária reforça o estereótipo de que homens negros cometem atos violentos. Em sua defesa presencial, no dia do julgamento, a SPTrans alegou que por motivos estéticos para a diferenciação entre a pele da criança e do adulto, foi utilizado contraste de cor, mas que não se tratava de um homem negro.

O julgamento aconteceu em primeira instância e ainda cabe recurso, que deve ser feito até o dia 15 de abril. Por meio de sua assessoria de imprensa, a entidade ressaltou que neste caso, como a peça já não circulava mais pela cidade, a decisão servirá como jurisprudência para eventuais casos semelhantes no futuro. Destacou também que se a SPTrans for reincidente, a suspensão da peça publicitária será automática, sem a necessidade de julgamento para avaliar se deve ou não ser suspensa.