O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) acaba de divulgar os investimentos em mídia realizados no período de janeiro a setembro de 2019. O valor faturado chegou a R$ 12,5 bi no período mencionado.

Os dados mostram televisão aberta como meio predileto dos anunciantes com 53% do share, seguido de internet com 20% do bolo publicitário, e OOH surgindo na sequência com 10,7% dos investimentos.

Atualmente, o painel é composto por dados do investimento em mídia de 226 agências. Houve um acréscimo de 150 agências entre os painéis de 2019 e 2018, o que inviabiliza comparações entre os períodos.

Vale ressaltar que os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos PI – Pedidos de Inserção pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios.

Na divisão, o destaque fica por conta do segmento Display e Outros, com R$ 1,4 bilhão em investimentos. Apesar do boom dos podcasts, o meio áudio ainda surge tímido com 0,2% dos investimentos do universo digital (veja as tabelas abaixo).

MEIOValor FaturadoShare (%)
CINEMA R$ 49.732,00 0.4%
INTERNET R$ 2.595.887,00 20.7%
JORNAL R$ 335.085,00 2.7%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$1.336.565,00 10.7%
RÁDIO R$ 575.429,00 4.6%
REVISTA R$119.567,00 1.0%
TELEVISÃO ABERTA R$ 6.639.465,00 53.0%
TELEVISÃO POR ASSINATURA R$ 872.958,00 7.0%
TotalR$ 12.524.688
INTERNET
ÁUDIOR$ 6.3760.2% 
BUSCAR$ 317.15512.2%
DISPLAY E OUTROSR$ 1.445.45855.7%
SOCIALR$ 582.20522.4% 
VÍDEOR$ 244.6939.4%
TOTAL  R$ 2.595.887,00