As revistas clássicas da Turma da Mônica, desde a número um, começam a ficar disponíveis no Social Comics, plataforma online para leitura de quadrinhos em versão digital. A publicação começou este mês e terá duas novas edições semanalmente. O material foi originalmente publicadas em “formatinho” pela Editora Abril, a partir dos anos 1970.

A Turma da Mônica surgiu nas tirinhas de jornal. A primeira aparição foi com os personagens Bidu e Franjinha, em 18 de julho de 1959, na Folha de São Paulo. Depois vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali, Astronauta, Horácio e outros, que migraram para as revistas em quadrinhos publicadas pelas editoras Abril e Globo. Atualmente estão na editora Panini.

Todo esse acervo passa a ser digitalizado e poderá ser acessado online, de qualquer lugar, por meio do serviço de streaming. A iniciativa faz parte do aniversário dos 60 anos de carreira da quadrinista Maurício de Sousa.

Os quadrinhos mais tradicionais da Turma podem ser encontrados na plataforma desde 2016, mas novos conteúdos do MSP serão anunciados em breve. Recentemente foi disponibilizado gratuitamente o nº Zero da Turma da Mônica Geração 12, último lançamento com a Editora Panini.

O Social Comics é um serviço de streaming que disponibiliza toda semana novas histórias em quadrinhos. A plataforma está na versão 3.0 e tem opções como criar uma conta grátis que dá acesso a navegação e a leitura de várias edições, além de diversificados planos de assinatura, com condições especiais para clientes da Claro.

O acervo reúne títulos produzidos por autores independentes, grandes desenvolvedores de conteúdo e também das maiores editoras do Brasil, com itens da Disney/Pixar, Umbrella Academy, Valiant, Transformers, Estranhos no Paraíso, 10 Pãezinhos, entre muitos outros.

O valor das assinaturas é a partir de R$ 12,99 e R$ 4,99.