O Multishow e o Canal BIS vão cobrir o Lollapalooza Brasil 2018 de forma multitela e muito além da TV. A segunda tela acontece simultaneamente em três lives no YouTube e, pela primeira vez, a transmissão online do Multishow vai invadir os canais de youtubers “MasPoxaVida”, de PC Siqueira, e o “Põe na Roda”, de Pedro HMC.

Além disso, o Multishow terá uma cobertura especial em tempo real no site e nas suas redes sociais. No Multishow Play e no BIS Play, o público pode acompanhar a transmissão ao vivo, de onde estiver. O festival terá quatro palcos e mais de 70 atrações, entre elas Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Imagine Dragons, The Killers, Lana Del Rey, Liam Gallagher e Wiz Khalifa. 

O Multishow transmite o evento desde a primeira edição brasileira, em 2012. Segundo Guilherme Zattar, diretor dos canais Multishow e Bis, na época era apenas o linear para atingir a audiência, mas com a evolução da cobertura, os conteúdos são trabalhados de forma cada vez mais direcionada, respeitando as características dos formatos e com linguagem adequada às múltiplas telas.

“O digital trouxe uma nova composição de espectadores e essa complementaridade de telas possibilita a ampliação da nossa audiência”, afirma. Acompanhe a entrevista.

Juliana Coutinho/Divulgação

Quais particularidades da cobertura do Lolla, em relação a outros festivais, como Rock in Rio?
Com quatro palcos, shows acontecendo simultaneamente e pequenos intervalos entre um e outro, nossa cobertura do Lollapalooza é sempre muito focada na música e transmissão das atrações. Já o Rock in Rio, por exemplo, conta com apenas dois palcos e neste tipo de cobertura há mais espaço para o jornalismo, comandado pelo nosso time de apresentadores especializado em música, além de transmissão também do Digital Stage, novidade na última edição do festival, entre outras ações. No Lollapalooza deste ano, pela primeira vez na história de nossa cobertura online, vamos fazer o caminho inverso e invadir canais de youtubers. A novidade vai contemplar três lives simultâneas que se encontram no nosso canal do YouTube “Música Multishow”. O apresentador Didi Effe e as youtubers Gabbie Fadel e Karen Bachini estarão na central de controle comandando uma live no “Música Multishow” e interagem com PC Siqueira (canal “MasPoxaVida”) e Pedro HMC (canal “Põe na Roda”), que também estarão ao vivo, diretamente de seus canais, comentando o festival. A cobertura das pistas do Lollapalooza fica por conta dos influenciadores Maju Trindade, Maicon Santini e Bruno Bock, que atacam de correspondentes e trazem entrevistas e brincadeiras com o público do festival. O trio ainda interage ao vivo com os apresentadores da TV e da WEB. Todas as ações digitais com influenciadores acontecem em parceria com a VIU, unidade de negócios digitais da Globosat.

Como o fato de ter um dia a mais influencia a cobertura?
Para o nosso time é ainda mais desafiador. São muitas horas no ar, e o trabalho de cobertura começa antes de estarmos ao vivo. Mas nossa equipe, além de especializada, ama o que faz e trabalha com muito gás.

Quantas pessoas estão envolvidas nesse trabalho?
Aproximadamente 400 profissionais estão envolvidos na cobertura do Lollapalooza 2018, incluindo diferentes áreas, como conteúdo musical, digital, engenharia, marketing e diversas frentes de apoio. Para garantir o sucesso antes e durante a transmissão, também existe um time que trabalha diretamente da Globosat, aquecendo com conteúdo nas redes sociais, coordenando o evento na Sala de Controle, produzindo matérias exclusivas para os sites dos canais, fazendo a cobertura no YouTube, entre outros.

A invasão dos canais “MasPoxaVida”, de PC Siqueira e o “Põe na Roda”, de Pedro HMC, substitui algo da cobertura ou é um acréscimo?
É um acréscimo. A marca Multishow tem que estar onde a nossa audiência está e nós, como fábrica de conteúdo, somos um canal que incentiva e abre espaço para os criadores de conteúdo da web. Enxergamos os youtubers como ótimos parceiros e estamos juntos para somar. Eles ganham projeção de outra forma e a gente ganha o frescor de suas audiências. Neste Lollapalooza, estaremos com três lives simultâneas no YouTube. E enquanto o PC Siqueira fará uma cobertura mais musical, por ter uma aproximação com o rock, o Pedro HMC traz sua visão mais focada em humor e entretenimento.

Terão marcas e/ou parcerias envolvidas na cobertura?
Fechamos seis cotas comerciais para este ano. As marcas Budweiser, Doritos, Next (Bradesco), Samsung, Petrobras Premia e Ministério da Saúde terão ações personalizadas envolvendo nossos apresentadores na TV e influenciadores nas redes sociais e transmissões no YouTube do Multishow. As entregas que envolvem influenciadores digitais acontecem em parceria com a VIU.

Leia mais
Quantidade de patrocinadores quase triplicou no Lollapalooza Brasil
SKY estreia no Lollapalooza Brasil com roda-gigante