Chamar a atenção da grade de programação é o propósito da Globo Comunicação, house agency da rede dirigida pelo publicitário Sergio Valente. O trabalho de construção da marca Globo é, segundo ele, um desafio permanente para poder ser um meio eficaz para contribuir com os processos de branding dos anunciantes que usam a grade de programação comercial com essa finalidade.

Divulgação

 

“É extremamente desafiador porque é uma marca viva, que pensa, que fala. E que o faz tanto através das 13 mil pessoas que trabalham e comentam sobre ela, quanto pelas mais de 100 milhões de pessoas que passam pela Globo, falam com a Globo todos os dias, sob todos os aspectos, em todas as ferramentas de comunicação, todos os pontos de contatos. Por ser uma marca relevante e que dita moda, tudo aqui é desafiador. A função é contribuir com a construção e a relevância dessa marca e fazer com que o coração das pessoas fique mais quentinho ao ver a marca Globo”, observa Valente.

A Globo vive um momento de renovação, da linguagem aos personagens da programação. Valente esclarece: “Esse novo momento só é possível por tudo que a empresa construiu ao longo desses mais de 50 anos de história. A liderança que o Carlos Henrique Schroder exerce é muito clara e ajuda a Globo a caminhar para o futuro, que é um desafio fantástico e talvez essa seja a grande mudança. Temos uma frase que define essa marca: o mundo está em movimento, a vida está em movimento, você está em movimento e a Globo está em movimento para acompanhar o mundo, a vida e você. E essa frase continua sintetizando o legado desse novo momento da Globo”.

Mesmo usando espaços na grade global, Valente destaca que o plano de veiculação não é calhau. “A Globo utiliza as ferramentas mais avançadas de mídia. Tudo que incentivamos os anunciantes e agências a utilizarem, nós fazemos uso também, para podermos entender a adequação de público, de comportamento, de produto por diferentes grupos de consumidores, entre outras coisas. Só assim conseguimos entender os hábitos dos espectadores, esse comportamento de audiência e, com isso, montar o melhor mapa estratégico para cada ação. E isso não só nos produtos de comunicação, mas nos produtos da comunicação da Globo como um todo, como as chamadas, os lançamentos, as campanhas institucionais e as campanhas de marca. Tudo isso é feito com um estudo profundo de adequação de público, momento e marca”, argumenta Valente.

“Além disso, a grande vantagem é que como Comunicação da Globo nós conseguimos estar de forma muito fluida tanto no break quanto no conteúdo. E dentro do conteúdo nós fazemos experiências incríveis. Já tivemos cross de conteúdo em novela, em programas de variedades. E vamos continuar com esse cross de todos os produtos que a gente tem e, na verdade, também são ferramentas que estão à disposição do mercado”, finaliza o diretor da Comunicação Globo.