Às vésperas da quinta partida pelo Brasileirão, contra o Botafogo, neste sábado (25), o Palmeiras corria o risco de ficar mais um jogo sem a transmissão da TV Globo. O clube estava negociando há alguns meses os direitos de veiculação de seus jogos com a emissora, mas o acordo só foi firmado na tarde desta quinta-feira (23), em São Paulo.

Com a negociação concluída, os torcedores poderão acompanhar os jogos pela TV, sem “apagões”. Isso porque, segundo a Lei Pelé, para que uma emissora transmita uma partida, os dois times envolvidos devem ter contratos assinados com o canal. Como o Palmeiras ainda não tinha fechado o acordo, todos os jogos que participasse no Brasileirão (pouco mais de 20) não poderiam ser televisionados na TV aberta, impactando diretamente seus próprios negócios, a audiência televisiva, e consequentemente, os anunciantes que fecharam o pacote comercial com a TV Globo.

Divulgação/ CBF

O anúncio do acordo foi feito pela diretoria do clube, que por meio de seu presidente, Maurício Galiotte, destacou que o apoio da torcida foi fundamental. Isso porque a pressão pela veiculação dos jogos na TV aberta era forte. “Quero agradecer ao torcedor palmeirense, que compreendeu a importância de todo esse processo e esteve sempre ao nosso lado durante a negociação, sendo fundamental e determinante para o sucesso dessa operação. Temos novamente a oportunidade de demonstrar a importância e o valor de nossa marca, consumindo os produtos com transmissão de jogos do Palmeiras”, disse o executivo em nota oficial.

O contrato é válido até 2024 e contempla a transmissão dos jogos na TV Globo, no canal Premiere e também na internet. O imbróglio para a negociação começou depois que foi oferecido valor 20% inferior ao Palmeiras pelos direitos de seus jogos. Isso porque o clube já havia fechado os direitos para TV paga com a Turner, e na concepção da TV Globo, o passe do clube precisaria ser reduzido. O Palmeiras não aceitou a medida, lutando por condições semelhantes a de Flamengo e Corinthians, detentores dos maiores valores financeiros recebidos (algo em torno de R$ 115 milhões).

Sem confirmar valores, a TV Globo informou que o acordo com Palmeiras segue os mesmos moldes que o dos demais clubes, ou seja, do total da cota de TV, 40% serão divididos igualmente entre os 20 participantes, 30% serão destinados à premiação para os 16 primeiros colocados e 30% serão distribuídos pelo volume de jogos exibidos na TV aberta.