Em 2014, um hospital de Curitiba (PR) contabilizou número recorde de transplantes de órgãos. No mesmo período, era exibida na Globo a novela ‘Em Família’, que retratou a luta do personagem Cadu (Reynaldo Gianecchini) após receber um novo coração. A relação entre esses dois acontecimentos não é mera coincidência, como lembra Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.

“Após o episódio, um médico entrou em contato com o nosso CAT (Centro de Atendimento ao Telespectador), informando que foram seis transplantes em 48 horas. Foi um recorde. Ele disse que precisava nos contar o quanto aquela cena gerou impacto. É um frio na espinha o tempo todo porque a gente tem um enorme poder e responsabilidade”.

Orientada pelo conceito Good Mob, a plataforma “Tudo Começa Pelo Respeito” engloba uma série de incentivos e conteúdos que promovem para o público interno e para o espectador temas como educação, diversidade racial, cultural, liberdade religiosa, igualdade de oportunidades e de gênero, entre outras questões. Nesta segunda-feira (24), a Globo apresentou, em São Paulo, um balanço com as principais ações de mobilização social.

Globo/ Ramón Vasconcelos

Durante evento com Beatriz e Sérgio Valente, diretor de comunicação da emissora, os executivos explicaram que a iniciativa de mobilização social sempre orientou o trabalho da emissora, mas nos últimos quatro anos, as estratégias foram unificadas no mesmo guarda-chuva. A campanha apresenta e formaliza esse compromisso e se desdobra ao longo do ano em inserções de TV, digital e eventos presenciais. O Criança Esperança, carro-chefe da área de responsabilidade social da emissora, segue o mesmo conceito do Good Mob.

“Pela penetração da Globo, acaba sendo uma coisa importante para o país esse nosso papel de mobilização. E isso também é uma mudança estratégica porque a responsabilidade social da Globo não é apenas em um departamento. Ela só será servirá quando todos trouxerem para si a responsabilidade de contribuir com a sociedade”, disse Valente.

Entre as ações da Good Mob, destaque para a campanha Powered by Respect, que acaba de ganhar um Leão de Prata no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. A campanha chama atenção para o preconceito contra deficientes, e trouxe Rodrigo Mendes, idealizador do instituto que leva seu nome, no comando de um carro de Formula 1 com o poder da mente. Mendes ficou tetraplégico aos 19 anos após um acidente e pilotou o automóvel com receptores especiais.

“Propaganda não pode ser chata, senão ela não seduz. Nós estamos no mundo da sedução e a criatividade é um fator de sedução. A gente está olhando a criatividade como ferramenta transformadora da sociedade. Essa é a nossa forma de olhar a criatividade, mas continuamos festejando os prêmios que estamos ganhando”, destacou Valente.

Confira na próxima edição do PROPMARK reportagem completa com entrevista dos executivos.