O Disney Junior estreia nesta segunda (20) sua nova produção, a série “Mira, A Detetive do Reino”, com conteúdo de mistérios e aventuras para crianças em idade pré-escolar.

O material é inspirado na cultura e nos costumes da Índia, e situado na terra fictícia de Jalpur com uma personagem do Sul da Ásia.

A série destaca Mira, uma garota curiosa nomeada pelo rei como detetive real. Ela atua junto com seu amigo inventor e príncipe Neel, sua prima Priya e seus mangustos Mikku e Chikku.

Cada episódio é focado em como ela usa seu pensamento crítico e raciocínio para ajudar sua família, amigos e comunidade.

O novo produto da empresa teve como base uma extensa pesquisa para garantir não apenas que a audiência daquele país seja impactada, mas que a série seja bem recebida em todos mercados.

Shagorika Ghosh Perkins, consultora e produtora cultural do conteúdo, esteve envolvida em quase todas as etapas do processo criativo. Para ela, personagens autênticos conectam e unem pessoas.

Ao PROPMARK ela contou um pouco de bastidores e do desenvolvimento do trabalho. “O primeiro passo é garantir que os personagens e as histórias sejam culturalmente autênticos e relacionáveis”, afirma.

Mira estreia nesta segunda (2) no Disney Junior (Foto: Divulgação)

PESQUISA
Foi o resultado de um trabalho conjunto de amor. Ela nasceu da imaginação do pessoal da Disney e vem de um reino fictício chamado Jalpur, inspirado na região noroeste da Índia. Realizamos uma extensa pesquisa nessa região para ajudar a desenvolver o personagem, retratado por meio de seu estilo de roupas, certas palavras e frases que ela usa e outras características importantes que são indicativas das culturas do norte da Índia.

TRABALHO
Como consultor cultural, estou envolvido desde os estágios iniciais do desenvolvimento de uma história, desde revisar contornos até roteiros, personagens e cenários, letras de músicas, até a animação final. Também reviso as apresentações de dublagem dos atores quanto à precisão da pronúncia de certas palavras / frases no idioma usadas ao longo da série. Consultores adicionais ajudam com dança e música. É um processo muito colaborativo com a Disney e a equipe de produção da Wild Canary.

INSPIRAÇÃO
Mira é uma garota jovem, atenciosa e inteligente de uma cidade pequena que, através de seu trabalho e dedicação, se torna a primeira mulher detetive real de Jalpur. Gostaríamos que todos os meninos e meninas olhassem para ela como um exemplo e perseguissem seus próprios sonhos com compaixão e bondade pelos outros, como Mira faz.

Shagorika Ghosh Perkins: “personagens autênticos conectam e unem pessoas” (Foto: Divulgação)

OUTRAS CULTURAS
Sendo descendente do sul da Ásia, meu conhecimento e experiência estão nessa região e, como faço para consultar costumes, tradições, história, roupas, arquitetura e comida, entre outras coisas, seria difícil fornecer contribuições para uma cultura que não sou familiar. No entanto, ao fazer minha pesquisa, fiquei fascinado por ver semelhanças entre o sul da Ásia e algumas culturas e costumes latino-americanos. Como adoro viajar e aprender sobre as pessoas e seus costumes, espero visitar o Brasil um dia. E sim, claro, se tivesse uma oportunidade, eu adoraria trabalhar em um projeto relacionado ao Brasil, embora não possa imaginar fazer isso sem a ajuda e o conhecimento local.

AUDIÊNCIA
Personagens autênticos e relacionáveis ​​conectam e unem pessoas. Mira não é excepção. Ao mostrar a rica e vibrante cultura da Índia, a série oferece uma experiência transcultural para crianças e famílias – ressoando com crianças do sul da Ásia e seus pais que vêem sua cultura representada na tela, enquanto atraem simultaneamente o maior público possível por causa do temas universais de ser gentil, ajudar os outros e resolver problemas.