A FCB Brasil criou a plataforma digital “De Real para Realidade” com o objetivo é mostrar a noção exata de quanto custa a corrupção no Brasil e prestar o serviço ao leitor como um complemento inerente ao jornalismo. No jornal, é possível calcular como o valor desviado pela corrupção poderia ser aplicativo em bens e serviços públicos.

A plataforma é capaz de converter, automaticamente, o valor informado nas notícias com denúncias de corrupção em coisas palpáveis como ambulâncias, vacinas, merenda escolar, medicamentos, quadras esportivas e muitas outras, além de infográficos interativos. Para o lançamento nacional, foram veiculados anúncios no jornal e posters com exemplos de infográficos das conversões.

A ferramenta é inédita e quer tangibilizar os números da corrupção. “O objetivo é ajudar a dimensionar como esse dinheiro impactaria a vida da população. Mais do que informar, usamos a tecnologia e a inovação para ir além da notícia. É uma forma de aprofundar o conteúdo que produzimos. ”, afirma Marcelo Moraes, diretor de Marketing Publicitário do Estadão. 

Veja a plataforma aqui.