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Forrest Gump estreou no cinema dos Estados Unidos há 25 anos – em 6 de julho de 1994. Dirigido por Robert Zemeckis e protagonizado por Tom Hanks, o longa foi um dos maiores sucessos do cinema na época. 

Não por acaso, o filme venceu seis dos 13 Oscars aos quais foi indicado e continua a conquistar gerações de fãs pela forma como retrata os encontros do personagem homônimo com personalidades e fatos históricos do século XX.

No universo da comunicação, outro marco: ao acompanhar a sociedade americana nas décadas de 1960, 1970 e 1980, uma oportunidade para inserção de marcas dentro do contexto da história – e a consolidação do product placement.

Nike

Talvez o produto mais lembrado do filme seja o modelo Classic Cortez Leather. O tênis tradicional da década de 1870 foi relançado pela marca em 2015. Na história, o calçado foi um presente de Jenny para Forrest e o acompanha durante muitos anos, inclusive quando ele resolve correr pelos Estados Unidos – nessa última passagem, o personagem é acompanhado também por uma camiseta da marca.

Dr. Pepper

Na Casa Branca, o protagonista fica tão feliz com a comida e bebida disponíveis quanto em conhecer o presidente John F. Kennedy. “Eu devo ter tomado umas 15 Dr. Peppers”, relembra. A marca de refrigerantes aparece em destaque ao lado de 7Ups (que não foram escolhidas por Forrest).

Apple

Mesmo com dificuldades intelectuais, Forrest consegue ganhar milhões com a sua empresa Bubba Gump Shrimp (veja mais sobre a marca abaixo). Cabe ao amigo Dan Taylor administrar sua fortuna, e um dos investimentos escolhidos pelo tenente é comprar ações da Apple – o que Forrest pensa se tratar de um negócio de frutas.

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Budweiser

Ao chegar no Vietnã para lutar na guerra pelas tropas americanas, Forrest se depara com um acampamento que “tirando as latas de cerveja (Budweiser) e o churrasco, era muito diferente dos Estados Unidos”.

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Chocolates Russell Stover

A célebre frase “A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar”, que relembra os ensinamentos da mãe de Forrest, foi contada pelo herói enquanto segurava uma caixa de chocolates. Mesmo sem aparecer o logotipo, o público pôde identificar a embalagem da Russell Stover, marca que está atrelada ao filme até hoje.

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Snapper

Até mesmo a marca de equipamentos para grama e jardinagem ganhou um lugar ao sol quando Forrest conta que passou a cortar gramas de graça depois que não precisava mais trabalhar para se sustentar.

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A MARCA QUE SURGIU DO FILME

O sucesso do filme fez com que a Paramount Pictures se unisse à rede de restaurantes Rusty Pelican para criar o Bubba Gump Shrimp Co. Com conceito inspirado no filme, a rede é especializada em camarões e frutos do mar e atualmente possui cerca de 30 unidades em todo o mundo – as instalações incluem ainda gift shops. Em 2010, a marca foi comprada da Paramount pela Landry’s.

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GAROTO-PROPAGANDA

Transitando em diferentes áreas da publicidade, o longa transformou Forrest em garoto-propaganda da marca de raquetes de pingue-pongue Flexolite. Ao longo de sua incrível trajetória, o personagem foi, dentre outras coisas, um grande campeão do esporte e ganhou US$ 25 mil pelo trabalho para a empresa.

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