A Globo apresenta ao mercado o Globo Impacto. Criado e desenvolvido pela área de Produtos & Serviços em Publicidade, a novidade teve a parceria da VivaSix, unidade de business performance da DPZ&T, no desenvolvimento do projeto piloto e do seu lançamento nacional.

De acordo com a empresa, anunciantes e agências podem contar com uma entrega definida de impactos de suas campanhas. A solução possibilita ampliar a frequência e a efetividade de campanhas na TV aberta, com a distribuição de filmes nas manhãs, tardes e madrugadas da Globo.

Sergio Maria, diretor das áreas, comenta que o Globo Impacto materializa o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas áreas de Produtos & Serviços em Publicidade e Gestão de Receitas. “É resultado da busca pela inovação, pelo entendimento da necessidade de comunicação de nossos clientes e também por novos olhares para a gestão de portfólio da Globo. Nós gerimos os espaços disponíveis na nossa grade de forma a oferecer ao anunciante a garantia de impactos no período de veiculação da campanha”, afirma.

Um dashboard especialmente criado para o produto permite que agência e marcas acompanhem, em tempo real, o andamento da campanha. Data de início e fim, abrangência, minutagem de cada peça publicitária e total de impactos comprados são dados fixos, base para monitoramento da evolução. Já detalhes da programação, total de impactos por veiculação e distribuição da audiência por gênero e faixa etária compõem os dados variáveis.

Natura foi a primeira marca a testar a distribuição nacional de campanhas, via Globo Impacto, com o material do Essencial Masculino. Carlos Pitchu, Vice-presidente de mídia, conteúdo e comunicação de Natura &Co, comenta a estratégia. “Para nós, esse projeto coloca veículo e agência no melhor lugar possível: como parceiros estratégicos de inovação. Na Natura, a possibilidade de gerir melhor os recursos de mídia é permitir que mais consultoras possam realizar negócios e sonhos. Em 2020, não existe espaço para dispersão, e a Globo e a VivaSix deram um passo muito importante nesse sentido”, afirma.

A veiculação da campanha Drive-Thru, do McDonald’s também com abrangência nacional. Encontrar a maior rentabilidade para o investimento, com a veiculação da peça em diferentes momentos da programação, foi a solução Globo Impacto para o desafio da marca. João Branco, chief marketing officer do McDonald’s Brasil, comenta a escolha.
“O McDonald’s conta com um modelo de atribuição de resultados e ROI muito bem desenvolvido. Com o Globo Impacto temos um formato que elevará esse patamar e será muito bem-vindo para nos ajudar a avançar ainda mais em resultados, gerando mais rentabilidade e efetividade na mídia”, diz.

Segundo Paulo Ilha, VP de mídia da DPZ&T, a agência não olha os meios de forma isolada e aprende na prática os ganhos na composição dos mesmos, em especial quando ao aplicar um mindset digital aos meios tradicionais, como a televisão. “Isso quer dizer mensurar resultados de forma precisa, tomar decisões a partir de insights e aprendizados no decorrer da campanha entre outros fatores. O Globo Impacto é uma evolução no formato de planejamento e compra de TV, pois propicia tudo isso em conjunto com nossas ferramentas e modelo de trabalho da VivaSix, agregando também rentabilidade para nossos clientes”, avalia.