Vinicius Malinoski, head of creative do The Zoo, apresenta novo serviço do YouTube (Fotos: divulgação)

O YouTube apresentou ao mercado nesta quarta-feira (30) o Creative Hacks, um hub de conteúdo para auxiliar agências e anunciantes a explorar o potencial da plataforma e criar campanhas de maior desempenho.

Para Vinicius Malinoski, head de criatividade do The Zoo, responsável pelo desenvolvimento e curadoria do Creative Hacks, a ferramenta surge a partir do olhar do Google sobre o mercado publicitário.

“É um pedido que recebíamos acima de tudo dos clientes, até mais que das agências, porque o time do Zoo, se comparado com o mercado, é pequeno. Não conseguimos estar fisicamente com as pessoas em todas as campanhas que têm, criando com as agências”, diz.

Time do The Zoo: Tatiana Tsukamoto, Vinícius Malinoski, Iuri Castelo, Felipe Morales e Caio Franchi

Para Malinoski, a ferramenta é uma forma de o mercado tirar proveito das dicas que o time do Zoo poderia dar caso estivessem acompanhando fisicamente a criação das peças.

“Não me lembro ao certo o número, mas no Brasil tem mais de três mil agências. Quantos milhares de clientes são? Um time de cinco pessoas não consegue estar nessas campanhas todas. […] Acabamos desenvolvendo uma série de macetes, truques e formas bacanas, efetivas e eficientes de usar todos os recursos dessa nossa plataforma”, completa.

Conteúdo

O Creative Hacks é dividido em três módulos interativos. O Essencial, que aborda as melhores práticas de criar para a plataforma, como medir as campanhas com o YouTube Analytics e o Video Experiments, além de dar dicas para garantir atenção da audiência do início ao fim.

Outra frente é o Criando Conteúdo, que traz as práticas recomendadas para criação de vídeos, como trabalhar adequadamente com os criadores nesse processo e como ativar e medir as campanhas.

Já o Personalizando sua Criação explica sobre como adotar uma estratégia baseada em dados para ampliar os resultados de campanhas, tornando a comunicação mais assertiva com os consumidores certos.

“É um site super simples, fácil e acessível para as pessoas, tanto no desktop quanto no celular, e nos baseamos numa temática de games, porque estamos falando para as agências ‘passarem de fase’ no YouTube. Apesar de as campanhas e ações inseridas na plataforma serem boas e criativas, ainda dá para fazer melhor”, defende.

Malinoski compara a experiência no Hacks com um jogo. “Lá tem uma série de dicas para que as agências façam ainda melhor o que já fazem, é como no vídeo game onde você pode ficar bom no jogo na tentativa e erro. Mas quando você tem a revistinha do jogo ou vê um tutorial dele no YouTube, acaba tendo mais conteúdo, descobre como destrava a fase bônus, a armadura especial do personagem, como passa da fase pegando as moedinhas, é mais ou menos isso que o Hacks faz. Facilitar a vida das agências e dos clientes.”

O criativo aponta ainda, que o conteúdo é pensado para todos os tipos de agências e anunciantes. “É bastante escalável e acessível, desde a menor agência do interior do país até as maiores. […] Claro que são dicas bastante abrangentes, mas existe uma expertise de como pode ser aplicada à sua campanha e adaptada à realidade do seu cliente”, diz.

O Creative Hacks é uma iniciativa ligada ao YouTube Works Awards, premiação destinada ao mercado publicitário anunciada recentemente pela plataforma.

“É o primeiro prêmio do YouTube no país e acho que é super bacana termos uma chancela. Vai premiar a eficiência criativa com campanhas que rodaram na plataforma”, finaliza Malinoski.