Google lança programa global criado para ajudar organizações de imprensa a percorrer o universo da transição digital (Créditos: Tyler Franta/Unsplash)

O Google News Initiative lança nesta quinta-feira (17) o Programa de Crescimento Digital.

Segundo Ben Monnie, diretor de soluções para parcerias globais da iniciativa, trata-se de programa global criado para ajudar organizações de imprensa a percorrer o universo da transição digital.

O executivo lembra que o Google News Initiative (GNI) foi criada em 2018, e desde então houve trabalhos com veículos de imprensa de diferentes tamanhos para apoiar o processo de adaptação aos desafios de um mundo cada vez mais digital, com impacto no modelo de negócios das organizações de comunicação e nos hábitos de consumo do público.

“Programas como os GNI Labs ajudam as editoras a enfrentar questões específicas como assinaturas digitais, publicidade e dados. Já ferramentas como a News Consumer Insights orientam milhares de redações do planeta a descobrir como aumentar a audiência na internet”, diz Monnie.

“Ao longo desse período, aprendemos com nossos parceiros que a transição para o digital não acontece da noite para o dia. Ela exige meses e até anos de trabalho árduo para atrair e desenvolver pessoas com uma cabeça voltada para o digital, adotar estratégias baseadas em dados e criar uma cultura que ponha o leitor em primeiro lugar. O objetivo da GNI é apoiar veículos e editoras a fazerem essa transformação”, explica o executivo.

A princípio, o Programa de Crescimento Digital da GNI vai centrar esforços em cinco áreas temáticas: Receita vinda dos leitores, Ampliação e engajamento de audiência, Receita publicitária, Dados e Produto.

O currículo inclui guias repletos de exemplos práticos e reais, exercícios interativos que ajudam a resolver problemas de negócios, oficinas e workshops para simular situações verdadeiras e laboratórios que oferecem apoio e consultoria individualizados.

“Há tempos o Google investe no apoio a veículos de imprensa, num período em que o modelo de negócios precisa se ajustar às constantes mudanças no cenário da comunicação. Pensando nisso, compartilhar nossas descobertas com o maior número possível de veículos sempre foi uma das principais missões da Google News Initiative. Agora, graças ao Programa de Crescimento Digital da GNI, estamos animados para trabalhar com mais organizações do setor de notícias, adaptando a forma de pensar sobre negócios digitais, criando novas oportunidades de geração de receita e garantindo crescimento sustentável no mundo on-line”, finaliza Monnie.