O iG resolveu oferecer um “incentivo para o mídia” que assinasse pedidos de inserção maiores que R$ 30 mil para outubro. O prêmio seria um show do DJ Alok.

“Estamos oferecendo um incentivo para o mídia que assinar PIs e PGs maiores do que R$ 30.000,00 entre 14 e 31 de outubro para veiculação ainda esse mês”, diz o flyer promocional.

Aparentemente, o posicionamento não pegou bem. O próprio IG emitiu nota de esclarecimento sobre o tema.

Em um comunicado conjunto, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e o Grupo de Mídia São Paulo condenaram a ação.

“O planejamento de mídia para anunciantes (marcas, produtos e serviços) deve ser sempre desenvolvido tecnicamente baseado nas sofisticadas ferramentas de mercado existentes”, diz a nota.

“Promoções deste tipo não atendem aos critérios técnicos e à conduta ética, devendo sempre ser repudiados pelos bons profissionais das agências de publicidade e propaganda e seus departamentos de mídia”, finaliza o documento assinado por Mario D’Andrea, presidente da ABAP; Ênio Vergeiro, presidente da APP; Glaucio Binder, presidente da Fenapro e Paulo Sant’Anna, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.

Para Ênio Vergeiro, se o profissional da área for estimulado através de algum benefício para ele ou para a empresa que ele representa, tal ação é “absolutamente antiética”.

Para o presidente da APP, a retratação foi “pior ainda”, pois inclui o cliente no benefício. “Compromete toda nossa classe profissional”, finaliza.

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