Panflix exibiu 150 mil conteúdos produzidos nos estúdios da Jovem Pan nos últimos cinco meses (Reprodução)

A rádio Jovem Pan anunciou o lançamento da plataforma de streaming Panflix no dia 30 de abril e, em apenas cinco meses, os 150 mil conteúdos – entre cobertura jornalística, esporte, entretenimento, canal kids e podcasting – produzidos nos estúdios da emissora somaram mais de 232 milhões de visualizações por mês em todo o Brasil. O aplicativo registrou 463 mil downloads com média de 22 minutos de retenção. De acordo com votação popular do iBest, o serviço já está entre os três melhores streamings de música e vídeo do setor.

“Desenvolvemos o projeto de distribuição de conteúdo audiovisual de forma flexível e escalável para atender demandas atuais e futuras. O resultado é surpreendente”, resume Rafael Fuzari, diretor de serviços profissionais da Agile para a América Latina, empresa responsável pelo projeto tecnológico que garante uma distribuição compatível com todos os fabricantes de dispositivos eletrônicos de forma automática e em tempo real. 

A rede de rádios encontrou no Panflix o caminho para transformar a totalidade da sua programação radiofônica em vídeo, que já publicava seu conteúdo no Youtube. “!Com a plataforma da Agile, resolvemos todo o fluxo de vídeo e organização do conteúdo, com a unificação dos diferentes canais editoriais da Jovem Pan em um único lugar, transformação automática para os formatos das diferentes plataformas quando necessário, até chegar aos usuários de acordo com a capacidade de cada conexão de internet, para não haver interrupção ou congelamento”, relata Roberto Araújo, CEO da Jovem Pan.

Além da autonomia na organização editorial, o projeto Panflix abriu novas possibilidades de monetização. “Agora, podemos rentabilizar nosso negócio a partir da publicidade gerenciada por nós mesmos, inclusive com a perspectiva de disponibilizar conteúdo premium”, destaca Fabricio Vulcano, head digital da Jovem Pan.

A gradativa migração da audiência para canais digitais impulsiona a expansão da rádio Jovem, plano iniciado há seis anos, com um produto que reúne podcasts, música, jornalismo, entretenimento e esportes. As notícias, o carro chefe da emissora, são organizadas por linhas editoriais, inclusive hardnews. Fundado há mais de 75 anos, o Grupo Jovem Pan é sediado em São Paulo, mas está presente em 2,2 mil cidades por meio de afiliadas distribuídas em todo o Brasil.