Ambev anunciou essa semana a primeira água em lata do Brasil (Fotos: divulgação)

Em 2019 são celebrados 30 anos das latinhas de alumínio no Brasil. As embalagens trouxeram ao mercado uma nova forma de se comunicar com o consumidor.

A Skol foi a primeira marca a lançar sua bebida em latinhas. O sucesso do formato acelerou a indústria a produzir as embalagens para atender outras marcas.

Primeira latinha da Skol lançada há 30 anos

Segundo dados da Abralatas , no primeiro ano foram comercializadas 600 milhões de latinhas. Hoje, o mercado brasileiro é de 26 bilhões, das quais 97,3% são recicladas.

Mídia

A popularização da embalagem fez com que as latas se tornassem uma mídia para as marcas, que passaram a se comunicar a partir de edições especiais e comemorativas.

João André Vilas Boas, gerente do can experience da Ball, fabricante de latas de alumínio, fala sobre as possibilidades da embalagem para a experiência do consumidor com as marcas.

“Estamos sempre em busca de mais inovações. As latinhas precisam evoluir e se adaptar ao contexto social. Mais tecnologia, formatos variados e mensagens personalizas, tudo isso traz mais interação com o público. Ao longo dos 30 anos de história, já criamos latas com rótulos que brilham no escuro, que mudam de cor quando geladas, que falam com o consumidor por realidade aumentada, entre outras. Esse ano, por exemplo, trouxemos junto da Budweiser a lata especial para os jogos da NBA, com verniz tátil que simula a textura de uma bola de basquete”, ressalta.

Lata da Bud com verniz tátil para promoção da NBA.

Para o executivo, ao longo destes 30 anos, as marcas entenderam que a lata traz maior visibilidade para os produtos nas prateleiras e podem ser usadas em campanhas de marketing.

Caso da Pepsi e sua primeira lata em homenagem a turnê de Michael Jackson. Outra que também se valeu das embalagens para campanhas foi a Coca Zero Nomes, que permitiu a customização da latinha com mais de 300 nomes de consumidores.

Novas tecnologias permitiram ainda mais interatividade. Além das tintas e vernizes, QR Code e realidade aumentada também passaram a ser utilizadas nas embalagens.

Na Copa América deste ano, por exemplo, a Brahma lançou uma lata, que a partir de um QR Code levava os torcedores para uma tour virtual 360° pelo estádio Mineirão.

No Carnaval 2019, a cachaça Pitu lançou uma latinha que ao passar a câmera do celular pelos rótulos, era possível ter acesso a conteúdos exclusivos em realidade aumentada, como os clipes de músicas das cantoras Bia Villa-Chan, Michelle Melo, Gerlane Lops e Nena Queiroga – homenageadas pela marca no Carnaval de Recife – e molduras virtuais para simularem selfies com as artistas.

Lata comemorativa da Pitu para o Carnaval 2019

Água em lata

Recentemente, a Ambev anunciou que lançará a primeira água mineral em lata do Brasil até o fim de 2019. A iniciativa acompanha uma tendência global das fabricantes de bebidas, que vêm substituindo o plástico pelo alumínio.

A Ambev deve produzir a versão em lata de sua marca de água mineral AMA em uma cervejaria no Rio de Janeiro e o plano é distribuir o produto para todo o país.