Carlos Dias (Reprodução/Facebook)

O jornalista paulistano Carlos Dias lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a publicação do seu livro “Nas cocheiras da imprensa”. Profissional com 40 anos de experiência, Dias reúne em sua obra relatos dos bastidores de episódios ocorridos nas redações e em coberturas importantes.

O livro é um balanço das transformações da imprensa desde os anos 80 e um retrato de como Dias enxerga o futuro da imprensa, além de ser permeado por reflexões e análises sobre o cenário profissional.

Ao mesmo tempo em que faz uma narrativa autobiográfica da carreira do autor, cada um dos doze capítulos traz um tema de fundo relevante para o jornalismo, como ética, vaidade e a influência do poder político e econômico, entre outros. No capítulo de maior impacto da obra, Dias narra o episódio em que foi preso injustamente e mostra como a imprensa – por ação e por omissão – ajudou a arruinar a sua carreira.

Livro é “aula prática” sobre jornalismo (Divulgação)

“Quando comecei a escrever, achava que o livro seria indicado apenas estudantes e jovens jornalistas”, conta o escritor. “À medida que fui avançando, me dei conta de que histórias de jornalismo são também histórias de vida, e acredito que as minhas entretêm, informam, fazem pensar e comovem.”

“Nas cocheiras da imprensa” permite entender as profundas transformações ocorridas no jornalismo brasileiro ao longo dos últimos 40 anos. “Para o estudante, é uma aula prática”, afirma Dias, que já lecionou a profissão na Cásper Líbero, Unisa e Universidade de Mogi das Cruzes. “Para o leitor comum, uma oportunidade de dissolver estereótipos e preconceitos – e nunca mais ler uma notícia com o mesmo olhar”, finaliza.

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