O Kantar Ibope Media realizou levantamento, entre 20 de outubro e 16 de novembro, na Grande São Paulo, revelando que 34 marcas fizeram anúncios na TV aberta sobre a Black Friday, num total de aproximadamente 4.400 inserções, o equivalente a 24 horas de veiculação. 

As categorias que mais investiram em espaço publicitário na TV foram as Lojas de Departamento, Comércio de Produtos para Casa & Decoração e Farmácias & Drogarias, correspondendo a 80% do total aferido no período. Para Paulo Arruda, diretor comercial digital do Kantar Ibope Media, a data se consolidou no mercado brasileiro atraindo anunciantes de diversos segmentos.

“Ainda que o segmento de varejo seja a tônica nos dias que antecedem o evento, anunciantes de outros segmentos também se valem da data para promover seus produtos, como agências de turismo, montadoras de automóveis, operadoras de telefonia celular, serviços de alimentação, de registros e hospedagem de sites e serviços bancários”, explica. Os principais anunciantes foram Lojas Marabraz, Vest Casa Decoração e Ultrafarma. 

De acordo com dados do Digital Ad Insights, solução do Kantar Ibope Media para monitoramento de publicidade em mídia digital, no mesmo período foram registrados 1,6 milhão de anúncios, em formatos display e vídeo, nas plataformas desktop e mobile. 

Do total de 44 anunciantes atuantes neste período, destaque para a Dafiti, responsável por 39% dos anúncios exibidos pela categoria. Completam o ranking dos três maiores anunciantes em volume de anúncios em mídia online: NS2 Com Internet e B2W Cia Digital.