Desenvolvido em parceria com a MediaMonks, o microfone da verdade pode identificar variações de timbre de voz ou batimentos cardíacos durante uma entrevista – exatamente como um polígrafo –, mostrando em tempo real o nível de confiança do entrevistado quanto ao tópico da conversa.

Como funciona? A partir do momento em que o entrevistado segura o aparelho, que  começa a checar batimentos cardíacos e padrões de voz, estabelecendo um padrão para cada entrevistado. Depois, qualquer variação pode ser interpretada em diferentes níveis de estresse, visíveis à medida que o painel de LED do microfone muda a sua cor, em tempo real: de verde, para uma declaração dita com confiança, passando por amarelo, representando dúvida ou incerteza, e finalmente, vermelho – cor que corresponde a um alto nível de estresse, mostrando desconforto do entrevistado com o que acabou de dizer.

“Há mais de 130 anos, a National Geographic tem a missão de inovar com ideias transformadoras e originais, que ajudam a promover nosso conhecimento de mundo. Muito mais do que apontar mentiras ou verdades sobre um assunto de interesse comum, o microfone tem a função de guiar uma entrevista pelas questões mais sensíveis ao entrevistado, visando enriquecer a experiência da conversa”, afirma Alex Mendes, head of creative da National Geographic Partners Latin America.

O microfone será usado em entrevistas com personalidades da mídia e políticos, como parte da campanha de comunicação da série Explorer Investigation. Primeiro conteúdo multiplataforma de jornalismo investigativo da National Geographic na América Latina, a atração estreia no Brasil no dia 7 de setembro no YouTube e dia 10 de setembro no canal Nat Geo e em outras plataformas.