8vFan/Stock

O jornal O Globo entrou na briga para combater a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. Feito por um grupo especializado na checagem de fatos, o blog É isso mesmo? (blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo) acaba de ser lançado, com a assinatura da publicação, para diferenciar o que é verdadeiro do que é falso no campo noticioso.

A equipe inicial do blog conta com sete profissionais e é liderada pelo jornalista Fábio Vasconcellos. Para Ascânio Seleme, diretor de redação de O Globo, a iniciativa dá ao leitor condições de tomar decisões com mais embasamento. “Queremos ajudar, com os nossos produtos, o consumidor a tomar decisões corretas na sua vida, informando o que é falso ou verdadeiro. Isso é imprescindível, porque quando o leitor toma uma decisão sobre o que comer, o que vestir, onde investir o dinheiro, a escolha da escola para os filhos… Se ele estiver bem informado, ele vai tomar decisões com mais conforto e com mais chance de acertar”, explica Seleme.

O jornal Extra, do mesmo grupo de mídia, também passa a ter a própria área de checagem de dados, chamado de #Éverdade ou #Éboato (extra.globo.com/noticias/eboato-everdade).

O aumento de notícias falsas disseminadas no Facebook está na mira inclusive da própria plataforma. No fim do ano passado, a empresa começou a fazer uma checagem rápida do conteúdo noticioso divulgado na rede. Assim, as informações duvidosas passaram a ser identificadas com um selo de denúncia. O serviço foi lançado para testes nos Estados Unidos com alguns usuários, mas com a possibilidade de ser ampliado.