Nesta quarta-feira (25) durante o evento “Rádio, mercado em sintonia”, promovido pela Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), a Kantar Ibope Media apresentou o estudo analítico “Inside Rádio 2019”.

O principal dado do estudo é o volume de 7.348 anunciantes e 8.928 marcas com presença no meio no primeiro semestre de 2019. O estudo mostra que nesse período 3.541 anunciantes, que nunca tinham incluído o rádio nos seus planos de mídia, aderiram ao meio. No caso das marcas, 5.207 investiram no rádio pela primeira vez.

Melissa Vogel, é CEO da Kantar Ibope Media (Divulgação)

Melissa Vogel, CEO da empresa no mercado brasileiro, disse na apresentação da análise que o áudio tem a responsabilidade de conectar as pessoas pela emoção e aspectos mais humanos, essencial na era da tecnologia e algoritmos.

A abrangência do rádio tem um volume de 83% nas 13 regiões da amostra do instituto e cada ouvinte dedica quatro horas e meia às programações exibidas no dial dos radinhos comuns (84%), smartphones (20%), computador (3%) e outros devices (4%).