O empresário Marcos Tolentino acumulou longa experiência como apresentador de programas com linguagem infomercial em Curitiba (PR). Até que há 12 anos inaugurou a própria emissora, a Rede Brasil, que, apesar do nome, não tem nada a ver com nenhum canal público de TV.

De acordo com o diretor comercial Ronan Santiago, a essência da programação é a oferta de seriados vintage que lhe confere um caráter de vale a pena ver de novo. Entre as atrações da grade estão os cults Perdidos no Espaço, do impagável Dr. Smith; Batman & Robin; Agente 86; A Feiticeira; Jeanie é um gênio; Tarzan; Zorro; Speed Racer; MacGyver; e, entre outros, A Ilha da Fantasia.

Perdidos no Espaço é uma das produções dos anos 1960 a 1980 que estão na grade de programação da Rede Brasil (Créditos: Divulgação)

Esses clássicos atendem à faixa etária 40+, que entra nesse túnel do tempo e empresta audiência à emissora que está no ar graças à Resolução 581 da Anatel, que aprovou o Seac (Serviço de Acesso Condicionado), em 2012. Com isso, está disponível em todas as operadoras de TV por assinatura, menos na NET, e ainda neste ano na rede Vivo Fibra.

Santiago afirma que a cobertura da Rede Brasil abrange 120 milhões de telespectadores, dos quais 11 milhões pelo cabo e satélite, em 40 milhões de domicílios. “Estamos presentes em 26 capitais e em mais de 500 cidades. Temos muitas oportunidades para os anunciantes. As séries antigas são uma atração à parte porque estão na memória afetiva do público”, explicou o diretor comercial.

Além do conteúdo que marcou época nas décadas de 1960 a 1980, a emissora aposta no jornalismo. O RB Notícias é apresentado por Hermano Henning, Camila Smithz, Fernando Vanucci e Nei Gonçalves Dias. O Papo em Dia une Luciano Faccioli, Décio Piccinini e Gisele Alves, das 10h30 às 12h30. O entretenimento fica com Nani Venâncio, no A Tarde é Show. O apresentador Evê Sobral, com o Em Revista, encerra o horário noturno. A eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, está em fase final de negociação para ter um programa de variedades.

Santiago comanda o comercial da TV (Créditos: Divulgação)

“Temos nomes bem conhecidos da TV na nossa grade. Como têm reconhecimento do público, a interação fica mais fácil. A Lucimara Parisi, que trabalhou longos anos com o Faustão, tem um programa gravado na varanda da sua casa. Temos estúdios próprios para agilizar as gravações e contamos com equipamentos modernos de edição”, detalhou Santiago.

O modelo de negócios da Rede Brasil é misto. Além da remuneração das distribuidoras de DTH (Direct to Home), faz locação de horários para o universo evangélico e programas terceirizados. Mas o plano é ganhar mais espaço com a publicidade, que responde por 30% do share de faturamento. “Temos anunciantes muito próprios, como clínicas, profissionais liberais e varejo. 40% vem dos aluguéis de espaço e 15% dos cultos eletrônicos. Os governos federal, estadual e municipal também marcam presença na grade publicitária”, disse.

Uma área que está no foco de Santiago é a de eventos. Ela alia a produção do conteúdo e a sua comercialização. As festas de São João, do Nordeste, garantiram boas oportunidades neste ano. As competições de motocross, como a realizada recentemente em Ilhabela, em São Paulo, estão na agenda da Rede Brasil.

“O evento já está praticamente pronto. É um branded content muito valorizado pelo público e anunciantes. Damos visibilidade aos patrocinadores e buscamos marcas que podem se beneficiar dessa exposição. O principal projeto para 2020 é o lançamento de um aplicativo que vai permitir o acesso à programação na palma da mão. Já temos transmissões simultâneas pelo Facebook e YouTube”, finalizou Santiago.