Nesta sexta-feira (8) o torcedor ávido para ver a bola rolando em campo em uma partida ao vivo finalmente terá seu pedido atendido. A K-League, Liga Sul Coreana de futebol, é a primeira a retomar as atividades depois de passar pelo pico da pandemia da Covid-19. No país asiático, a situação está mais controlada, o que permitiu a retomada do campeonato, ainda que com portões fechados, sem público e com restrições entre os jogadores.

Em meio a interrupção global de grandes eventos esportivos e de aglomeração de pessoas, a partida entre Jeonbuk Hyundai Motors e Suwon Samsung Bluewings se tornou de amplo interesse para veículos de mídia. Tanto emissoras de TV como plataformas de streaming sofreram impactos econômicos devido a interrupção dos jogos, e a possibilidade de transmissão de uma partida ao vivo tem movimentado as negociações de direitos.

K-League ganha holofotes em meio ao afastamento social da pandemia

Segundo o site Sports Pro Media, a empresa Sportsradar, que negocia os direitos da competição no exterior, já negociou os direitos da temporada 2020 para 17 territórios. Há negociações em andamento, inclusive, para a transmissão do campeonato no Brasil. Globalmente, a primeira partida poderá ser vista gratuitamente nos canais sociais da liga no YouTube e Twitter.

Holofote global

Para Fabio Wolff, fundador da agência de marketing esportivo que leva seu sobrenome, é esperado o sucesso de audiência da K-League até mesmo no Brasil, apesar da pouca tradição do futebol sul-coreano no país. “É importante ressaltar que as pessoas estão em casa saudosas de eventos ao vivo. Tanto que parte do sucesso do BBB foi devido a oferta de conteúdo ao vivo”, ressalta o executivo, que está otimista em relação ao reaquecimento do mercado esportivo.

“O esporte vai ser um dos primeiros a se recuperar porque as pessoas vão estar ávidas pelo consumo. In loco, nos estádios, vai ser restrito, claro, devido às restrições de aglomeração, mas o retorno dos jogos ao vivo vai trazer novo valor ao mercado. O interesse de vários países para compra dos direitos da K-League revela essa tendência. A competição será uma vitrine para o mundo”. As expectativas da retomada da Bundesliga (Alemanha), LaLiga (Espanha), Campeonato italiano e Premier League (Reino Unido) também promete intensificar o cenário de mídia em curto prazo.

Além de negociações em andamento no Brasil, a K-League fez acordos também no Reino Unido, Austrália, Croácia, Áustria, Suíça, Malásia, Brunei, Taiwan, Tailândia e Singapura. Nos Estados Unidos, os direitos foram comercializados com o canal ESPN.

Em entrevista ao Sports Pro Media, Dylan Chuan, diretor comercial de direitos audiovisuais da Sportradar, destacou que os esportes ao vivo são parte integral da vida das pessoas, sobretudo, em tempos de afastamento social.

“Com a K-League retornando nesta sexta-feira, estamos satisfeitos em trabalhar com nossos parceiros – empresas de mídia, emissoras de TV e serviços OTT para entregar excelente entretenimento e a emoção do futebol para os fãs em todo o mundo”.