O mundo voltará os olhos para Tóquio a partir do próximo dia 23, quando o principal evento esportivo do mundo começará. Mas por quais meios os brasileiros vão acompanhar os jogos? Pesquisa realizada pela AdColony e divulgada pela Adsmovil, mostrou que 55% das pessoas pretendem assistir aos Jogos Olímpicos pela televisão, enquanto a preferência de 45% é pelo celular, 40% pelo computador, 27% pelas TVs conectadas e 22% pelo tablet.

O levantamento também mostrou que parte do público assistirá  as  partidas realizando outras atividades, tais como jogos virtuais (62%), acesso às redes sociais (58%), leitura sobre conteúdo olímpico (56%) e pesquisa de anúncios dos patrocinadores do evento (44%). Entre os aplicativos mais acessados, destacam-se os de jogos (58%), redes sociais (56%) e notícias (53%).

Jogos Olímpicos de Tóquio começam no próximo dia 23 (Charles Deluvio/ Unsplash)

A country manager Brasil da Adsmovil, Leila Borges Guimarães, ressalta que a tecnologia será essencial para as pessoas acompanharem, principalmente entre o público que normalmente tem a experiência de assistir às disputas ao vivo.

Leila aponta, ainda, que os telespectadores devem utilizar diversos dispositivos para acompanhar as disputas, sendo que 62% acreditam na importância de assistir ao evento de diversas formas, 58% devem ver em mais de uma plataforma e outros 50%, provavelmente, devem baixar algum aplicativo de celular para assistir às Olimpíadas.

“A tecnologia se tornou essencial em meio à pandemia e para os Jogos Olímpicos de Tóquio não seria diferente, já que muitas pessoas que iriam fisicamente ao evento estarão impossibilitadas de fazê-lo devido às restrições impostas pelo governo do Japão. Porém, com os diversos recursos tecnológicos existentes será possível ampliar e viver essa experiência”, explica a executiva. 

ESPORTE PREFERIDO
A pesquisa também revelou que entre os esportes estreantes na edição de Tóquio, o público está mais animado em acompanhar o surfe (52%), seguido por skate (48%) e caratê (41%). Já entre os esportes tradicionais, o futebol (72%) é o mais esperado, seguido por ginástica (68%) e vôlei (64%). 

Entre os esportes estreantes, o surfe é o mais aguardado pelo público (Divulgação)

Uma curiosidade destacada no levantamento é que 53% das pessoas têm preferência no consumo de cervejas enquanto acompanham as Olimpíadas ou outros eventos esportivos.