(Crédito: Divulgação)

O Twitter aproveita a ‘Semana Internacional de Educação Midiática’ para anunciar que irá ativar, de forma permanente, em português, o emoji que aparece com as hashtags #PenseAntesDeClicar e #PenseAntesDeCompartilhar. 

“No Twitter, defendemos o livre fluxo de informações e o direito de as pessoas se expressarem on-line. Esses são compromissos complementares, que se cruzam quando discutimos alfabetização midiática e informacional. Entendemos a nossa responsabilidade na busca por uma maior compreensão sobre a necessidade de expansão da Educação Midiática, e queremos capacitar as pessoas que usam nosso serviço, para que possam analisar criticamente os conteúdos que veem”, diz Fernando Gallo, gerente de políticas públicas do Twitter no Brasil. 

(Crédito: Divulgação)

Além disso, o Twitter também relembra dois materiais elaborados em parceria com a Unesco e Organização dos Estados Americanos, para exemplificar ações que podem contribuir para as pessoas se sentirem cada vez mais aptas e capazes de analisar e tomar decisões informadas sobre o que expressam e compartilham na internet. 

O guia contém diretrizes de melhores práticas sobre alfabetização midiática da Unesco e também uma lista de leitura com curadoria de especialistas em programas da Organização, cujo objetivo é orientar os educadores na atual literatura de ensino sobre esse tópico. Esses esforços complementam diretamente o processo do Twitter em desenvolver políticas sobre desinformação. 

O apoio da plataforma é realizado por meio do Ads For Good, programa que oferece créditos gratuitos para promover e ampliar o alcance de conteúdos no Twitter.