Felipe Turlão

A Turner Brasil realizou nesta terça-feira (27) seu novo modelo de upfront, o Mindnation. No formato de festival multiconteúdo, o evento divulgou informações sobre as atrações da programadora para 2019, além de oferecer expriências de marca, ativações e música. O público foi composto por parceiros de negócios da publicidade, imprensa e criadores de conteúdo.

A grande expectativa estava por conta do Campeonato Brasileiro, evento que, a partir de 2019, será exibido pelos canais Turner, após longo período de exclusividade do SporTV. Em meio a homenagens aos clubes campeões das séries A e B do torneio, Palmeiras e Fortaleza, que assinaram com a empresa, a Turner revelou que ao menos 42 partidas do torneio serão exibidas ao vivo em 2019.

Sete dos 20 clubes participantes do Brasileirão no ano que vem terão contrato com a Turner. Além dos dois campeões, fazem parte da lista Atlético-PR, Bahia, Ceará, Internacional e Santos. A programadora ainda não esclareceu como funcionará a divisão de jogos quando um time SporTV e outro Turner se enfrentarem.

O Brasileirão nos canais Turner promete uma programação pós-jogo mais completa que a atualmente feita, e com grande conexão com o ambiente digital. Mais detalhes serão anunciados adiante. “O fato de uma segunda empresa ter direitos sobre o Brasileirão traz mais opção aos anunciantes”, resumiu Antonio Barreto, country manager da Turner no Brasil.

As transmissões esportivas, como já ocorre com a Champions League e Nations League, serão nas duas chamadas “Supersations”, modelo que a Turner diz ser inspirado no que já ocorre nos Estados Unidos. Space e TNT colocarão o esporte mais popular do país em meio a conteúdos como filmes e séries. Nos bastidores, a empresa comemora resultados preliminares da estratégia e tem a certeza que fez a escolha certa ao descontinuar os canais Esporte Interativo na TV.

Além da chegada do Brasileirão (o contrato dura entre 2019 e 2024) aos Superstations da Turner (TNT e Space) e a cobertura nas plataformas digitais, também foram apresentadas durante o evento as novidades da temporada de premiações 2019, os live events proprietários do Cartoon Network, como a Corrida Cartoon e Verão Cartoon, além do pipeline extenso das produções nacionais para as marcas de Entretenimento Geral e Infantil.

Outra grande atração da noite foi a presença de Derek Thompson, autor do best-seller “Hit Makers – como nascem as tendências”. Jornalista do The Atlantic, Dereck já figurou na lista da Forbes “30 under 30” e seu perfil no Twitter foi selecionado pela revista Time como um dos 140 melhores do mundo. Thompson sobe ao palco para um bate-papo sobre a era dos “hits” – aquilo que viraliza e se espalha, que a cultura pop abraça ou não. Ele está no Brasil por intermédio do KES ( Knowledge Exchang Sessions).