YouTube promove mudanças após pesquisa. (Reprodução)

O YouTube anunciou nesta quinta-feira (19) novas políticas relacionadas a aparência e requisitos de elegibilidade de verificação de canais.  

Atualmente, os canais verificados têm uma marca de seleção ao lado do nome. A partir do fim de outubro, haverá um plano de fundo cinza no nome do canal do para indicar que foi verificado pela plataforma.

Esse novo visual também substituirá a nota musical existente nos canais oficiais dos artistas. Para ajudar o público a se familiarizar com o novo design, será exibida uma mensagem sobre a alteração ao passar o mouse sobre o nome de um canal verificado.

O YouTube afirmou que resolveu fazer essa mudança porque descobriu, por meio de pesquisas, que o público frequentemente associa a marca de seleção a um endosso de conteúdo, não de identidade.

Portanto, para reduzir a confusão sobre o que está sendo verificado, estão introduzindo uma nova aparência, que também será exibida de forma mais consistente nas páginas, pesquisas e comentários do canal e que é mais difícil de replicar.

Requisitos para verificação de canais

Atualmente, canais com mais de 100 mil assinantes podem ser verificados, independentemente da necessidade de prova de autenticidade. A partir de outubro, o novo critério prioriza a verificação de canais importantes que têm uma clara necessidade de prova de autenticidade. Os novos critérios serão aplicados a todos os canais.

“Analisamos vários fatores para determinar se um canal atende a esse critério, incluindo ‘autenticidade’: este canal pertence ao verdadeiro criador, artista, figura pública ou empresa que pretende representar? E ‘destaque’: este canal representa um conhecido criador, artista, figura pública ou empresa? Este canal é amplamente reconhecido fora do YouTube e tem uma forte presença online? Este é um canal popular que tem um nome muito semelhante a muitos outros canais”, diz a plataforma.