Millennials querem promoções que amenizem dificuldades da crise
Os Millennials querem que as marcas apresentem promoções que amenizem as dificuldades decorrentes da crise financeira. Os dados são de uma pesquisa realizada com 1.200 jovens de 18 a 30 anos pela Bullet em parceria com a MeSeems. Esse público, de acordo com a pesquisa, é adepto de ações promocionais (67%) e afirma já ter participado de uma dessas iniciativas.
Entretanto, não será qualquer coisa que irá engajá-los, pois depende da mecânica e, principalmente, do prêmio. Esse comportamento pode estar relacionado ao momento vivido pelo país, onde 24% desses jovens se encontram desempregados, 7% a mais do que o mesmo período de 2015. Isso quer dizer que 40% dos entrevistados querem dinheiro como prêmio. Além disso, com 22% das respostas, bens materiais como casa e carro vem em segundo lugar. Em terceiro, estão viagens ou serviços de entretenimento (20%), sendo o item que mais diferencie esse público dos demais.
De acordo com a gerente de planejamento da Bullet, Janaina Navarrette, com o poder de compra diminuindo, o primeiro item a ser cortado do orçamento dos Millennials é o entretenimento. E é exatamente por isso que surge o desejo de que as marcas os ajudem a enfrentar esse momento desafiador da economia, assim não precisam abrir mão daquilo que gostam de fazer.
“A Bullet vem estudando muito esse jovem para ajudar marcas a criarem uma relação de confiança e a trazerem relevância em suas promoções”, comenta Janaina. “É preciso se colocar no lugar desses jovens para entender esse universo. Falar sua língua sem forçar a barra, entender que o tempo deles é diferente e que os canais são diferentes. E pensar diferente pode ser legal. Nos faz olhar além, criando novas formas, mecânicas, linguagens e produtos”, completa.
No quesito mecânica, a pesquisa da Bullet aponta que para os Millennials quanto mais rápida e fácil a promoção, melhor. Dos 1.200 entrevistados, 39% preferem mecânicas por performance, como ‘junte e troque’, enquanto outros 34% optam pelo ‘compre, ganhe e concorra’. Ou seja, quanto mais prêmios a marca oferecer, ainda que esses sejam menores, mais participantes devem aderir. É claro que os Millennials preferem os maiores e aspiracionais, mas é preciso ter prêmios instantâneos para tornar a ação mais atrativa. Aquele antigo ‘compre e concorra’ já não funciona mais – apenas 8% disse se sentir atraído por esse tipo de promoção. É a sensação de chances reais de ganhar que engaja esse público.
O estudo ainda revela outros pontos que levam à conclusão de que Millennials não compram porque a marca diz e, sim, compram porque, de alguma forma, recebem algo em troca, além do produto. “Uma promoção pode e deve ser parte da estratégia de marketing das companhias para se aproximar dos jovens. A missão das agências é sair do automático, entregando o que os Millennials precisam de verdade para transformá-los em verdadeiros promo lovers, o que fará as marcas, por consequência, se tornarem brand lovers também”, explica Janaina Navarrette.