Mineirão comemora cinquentenário em parceria com a Plan B

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O Estádio Mineirão completou 50 anos no sábado (5) e a agência Plan B desenvolveu um grande projeto de ações comemorativas envolvendo a população de Minas Gerais, principalmente de Belo Horizonte. “Mais do que abordar o universo do futebol, nosso desafio era transmitir a sensação de orgulho e pertencimento do Mineirão, que é um dos cartões-postais do Estado, faz parte da cultura. Queríamos criar uma interação com as pessoas”, contou Daniel Negreiros, diretor de criação.

A agência criou então a campanha “O Mineirão é Nosso” que é um movimento de marca, feito para levantar a bandeira de orgulho do estádio. “Este slogan está na boca das pessoas. A ideia é trabalhar esse conceito em diversas frentes de atuação, inclusive em redes sociais”, disse Negreiros.

Para atingir o maior número de pessoas foi desenhada uma estratégia de visibilidade para o Mineirão. A meta é fazer com que o movimento de marca ganhe força, além da mídia, e crie engajamento.

Uma das ações foi a criação do portal Mineirão 50 Anos, com informações sobre o movimento e o cinquentenário. O ponto central do site é o Projeto Memória, um espaço com uma timeline contendo o acervo de todos os eventos da história do Mineirão, como jogos, shows, festas, etc. O usuário que estiver logado com o Facebook pode localizar eventos, fazer um check-in confirmando que esteve presente, contar sua história naquele evento, fazer upload de fotos e vídeos e ainda compartilhar sua timeline pessoal nas redes sociais.

O portal O Mineirão é Nosso entrou no ar no dia 29 de maio deste ano e, até o momento, já conta com mais de 500 usuários cadastrados, 1,2 mil check-ins e 400 histórias contadas. Nas redes sociais, o alcance das publicações com o tema O Mineirão é Nosso foi de mais de 82 mil. O crescimento da base nas redes sociais do Mineirão foi superior a 4 mil pessoas e o engajamento (likes, comentários e compartilhamentos) teve um aumento de 12,42%.

Também foram criadas várias ações como a distribuição de um kit com uma cerveja artesanal comemorativa dos 50 anos e com uma camisa de futebol. Também foi retirada uma trave do estádio e instalada no meio da praça da Liberdade para o público chutar a gol. As histórias mais interessantes postadas no site foram selecionadas e os autores convidados para gravar um vídeo. “Colocar as pessoas no centro da comemoração do cinquentenário”, finalizou.