Ministério da Saúde lança campanha de alerta sobre bebidas alcoólicas
O Ministro da Saúde, José Gomes Roberto Temporão está com mais uma investida contra a publicidade de bebidas alcoólicas, depois de ter tido parecer desfavorável da Advocacia-Geral da União. Em julho, a AGU desautorizou a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) de legislar sobre o assunto e interferir no conteúdo da publicidade de bebidas. O instrumento é a campanha “O que a propaganda não mostra a adolescentes – bebida não é brincadeira”, lançada pelo ministério na última sexta-feira (10), no Rio de Janeiro. A ação também inclui o filme “Trânsito – bebida não é só diversão”. A estratégia, desenvolvida pela agência Master, faz parte da Política Nacional sobre Bebidas Alcóolicas. Segundo o ministério, “a intenção da campanha publicitária não é proibir o consumo, mas sim prevenir e promover a saúde”.
Auto-regulamentação
Durante o lançamento da campanha, Temporão afirmou que não abrirá mão de regular o conteúdo e o horário de exibição de propaganda de bebida alcoólica. Para ele, apenas o Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) é insuficiente para banir o incentivo ao consumo execessivo. (Fonte: Estadão Online)