Ministério Público de São Paulo faz alerta sobre a falta de moradia digna
Campanha conta com estratégia de comunicação feita em parceria com a VML
No Brasil, quase 35 milhões de pessoas vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, de acordo com o ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil. Pensando nisso, o Ministério Público de São Paulo lançou uma campanha que tem como objetivo alertar sobre essa realidade e incentivar as pessoas a cobrarem providência dos órgãos responsáveis.
A peça intitulada como "Marte é Aqui" convida o público a refletirem sobre os gastos mundiais para tornar Marte um planeta habitável enquanto existem pessoas que vivem sem energia elétrica, sem água potável, sem saneamento básico e sem moradia.
A campanha foi produzida pela Dogs Can Fly e a produção de som ficou sob responsabilidade da Jamute.
“O Ministério Público tem entre as suas missões garantir a defesa dos interesses da sociedade em questões relacionadas à moradia. Essa campanha tem o importante papel de lembrar à população que a mobilização social em torno do tema também é uma importante ferramenta para seguirmos atuando no combate à crise habitacional”, afirmou Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça.
A estratégia de comunicação, desenvolvida em parceria com a VML, contempla conteúdos para ambiente digital, além de um hotsite que irá compartilhar informações e mostrar o mapa do déficit habitacional no Estado de São Paulo.
“Recorrentemente, lemos notícias de pessoas e instituições que gastam milhões para tornar Marte habitável, enquanto milhões brasileiros vivem em condições sub-humanas aqui mesmo, do nosso lado. Essa campanha tem o objetivo de despertar essa consciência social e mobilizar a população para que medidas mais eficazes de combate à pobreza sejam tomadas”, completou Sleyman Khodor, CCO da VML.