Ministro das Comunicações critica gigantes da internet

O Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, declarou na tarde desta terça-feira (3) ao participar de um debate no Mobile World Congress (http://www.mobileworldcongress.com) – onde a comunidade mobile encontra-se reunida até quinta-feira(5) em Barcelona na Espanha –, que gigantes da internet como Google e Facebook precisam deixar de aproveitar brechas para pagar menos impostos. O questionamento e a acusação de que essas empresas tratam o Brasil como paraísos fiscais não são novos. As operadoras de telefonia acusam os players da internet de se beneficiarem da infraestrutura sem participar de sua construção.

Berzoini declarou estar focado em criar uma solução para o problema. Segundo disse em sua exposição, além da questão dos tributos e da falta de investimento em infraestrutura, há uma questão de ordem comercial, uma vez que os grupos estão afetando fortemente o mercado publicitário a partir de uma nova base tecnológica, com a qual as pessoas estão aprendendo a conviver.

O 28o Mobile World Congress reúne mais de 70 mil profissionais das indústrias de tecnologia, marketing e digital para discutir um mercado em que, estima-se, já existem cerca de 12 bilhões de celulares conectados, um número que está crescendo.