Mintel aponta tendências de consumo para 2015
Renata: oportunidade comercial para as empresas
A Mintel, empresa especializada em pesquisa de mercado, apontou as principais direções que impactarão o consumo no Brasil em 2015. Segundo a consultora de tendências da companhia, Renata Moura, o objetivo do estudo é apontar oportunidades comerciais para as empresas e novos rumos dos negócios para o próximo ano. Ao todo, foram quatro as tendências analisadas: “Questões de Gênero em Pauta”, “Busca pela Felicidade”, “Lute por seus Direitos” e “Fique Conectado”.
Segundo Renata, a primeira tendência apontada, “Questões de Gênero em Pauta”, mostra que as pessoas estão questionando as noções tradicionais de gênero, rejeitando as restrições de estereótipos e abraçando a liberdade de serem elas mesmas e fazerem o que quiserem. Dados da Mintel mostram mudanças no comportamento do consumidor que refletem na adoção de novas atitudes, especialmente em relação à divisão de tarefas domésticas e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Já caso de “Busca pela felicidade”, o que se percebe, segundo a executiva, é que o bem-estar emocional está se tornando o pilar da saúde e do bem-estar, fazendo com que as pessoas busquem ativamente a felicidade e procurem itens que melhorem seu humor e estilo de vida. Para ela, o crescimento da economia brasileira entre 2010 e 2013, veio acompanhado por um aumento de gastos. “Esses consumidores de classe média são, agora, capazes de comprar produtos e serviços aos quais, antes, não tinham acesso, beneficiando um número cada vez maior de mercados.”
Outra tendência apontada foi “Lute por seus direitos”. De acordo com Renata, a crescente consciência dos direitos dos clientes e do mau comportamento corporativo fará com que os consumidores exijam mais igualdade e justiça das empresas. Ao mesmo tempo, mais companhias consultarão os consumidores para saber o que eles querem.
Por fim, a tendência “Fique Conectado” mostrou que o mundo dos dispositivos sincronizados e da tecnologia vai se popularizar ainda mais, à medida que mais empresas se juntam a revolução da coleta de dados. Segundo ela, a rede ampliada de aplicativos de smartphones e aparelhos portáteis atrai os consumidores, pois promete conforto e faz com que eles economizem tempo e dinheiro.