Mitsubishi lança "biografia" do Pajero

 

A Mitsubishi pega carona na polêmica das biografias não-autorizadas, que ganhou destaque na mídia brasileira durante as últimas semanas, para contar a história, autorizadíssima, dos 30 anos do Pajero, um de seus modelos mais emblemáticos. O trabalho, que deu origem a um comercial de 60 segundos, ficou a cargo da Africa, tendo Nizan Guanaes como redator, em dupla com o diretor de arte Fernando Pinel – ambos dirigidos por Sergio Gordilho, Humberto Fernandez e Rafael Pitanguy.

O trabalho traz narração do próprio carro personificado para contar sua história. O texto destaca o nascimento do Pajero em 1982, no Japão, e sua vinda ao Brasil em 1991. “Eu falo com orgulho: eu já estive na lama. Mas saí dela fácil. Às vezes até volto, só por diversão”, brinca.

As imagens mostram modelos novos e antigos, resgatando comerciais antigos e gravações de ralis. Ao final, forma-se uma legião de Pajeros acelerando por diferentes terrenos. “O mais curioso é que minha biografia não foi feita por nenhum escritor, mas sim por uma legião de motoristas”, conclui a narração. “A biografia de uma lenda como o Pajero merece ser contada, ainda mais quanto é autorizada pelos milhares de brasileiros que são fãs do carro há tantos anos”, enfatiza Gordilho, sócio e copresidente da agência.

Ficha técnica:

Redação: Nizan Guanaes
Direção de arte: Fabiano Pinel
Direção de criação: Sergio Gordilho, Humberto Fernandez e Rafael Pitanguy
Produção (agência): Rodrigo Ferrari, Valdir Santos e Patricia Melito
Atendimento: Celina Esteves, Carolina Barretto, Carolina Pires e Marcella Braga
Planejamento: Ana Paula Cortat, Marcia Nery e Fabiana Andreoli
Mídia: Luiz Fernando Vieira, Rodrigo Famelli, Cristiane Petrucci e Tayce Rocha
Produtora do filme: Delicatessen
Direção de cena: Gustavo Leme
Direção de fotografia: Vitor Amati
Motion design: André Finhana
Montagem, edição, finalização e pós-produção: Ernesto Neto
Produtora de som: Cabaret
Produção de som: Guilherme Azem
Locução: Denis Garcia
Aprovação pelo cliente: Fernando Julianelli, Leticia Mesquita e Carlos Larotonda